TV Mundo Maior Suicídio entre os jovens: reflexão espírita - TV Mundo Maior

Evangelho e Reforma Íntima

Suicídio entre os jovens: reflexão espírita

Suicídio entre os jovens: reflexão espírita

Enviado em 28 de maio de 2018 | Publicado por Leticia Lopes

Como a doutrina espírita pode auxiliar os jovens que possam cometer suicídio?

A segunda temporada de “13 Reasons Why” chama a atenção para o tema: suicídio entre os jovens. A série, que está disponível na Netflix, nos traz reflexões sobre o que a doutrina espírita pode fazer para consolar estes corações aflitos.

Uma das primeiras perguntas é esta: qual é a causa do aumento significativo no número de jovens que suicidam? Primeiramente, um dos motivos é o fato de alguns jovens terem se afastado de uma rotina espiritual. No entanto, não dizemos aqui que as pessoas são obrigadas a se ligarem a uma religião ou doutrina.

Porém, conhecer as faculdades espirituais é uma das maneiras mais salutares de obter consolo diante dos desafios. Desta forma, a doutrina espírita informa sobre a vida após a vida, o que mostra que o espiritismo tem muito a ensinar sobre o caso em questão.

Como superar a melancolia?

Muitos jovens vivem suas dores no momento presente sem saberem que elas podem ter decorrido de vidas anteriores. Com isso, conhecer a doutrina dos espíritos faz com que a pessoa – ainda na sua formação intelectual e espiritual – tenha ciência de que suas tristezas podem vir de outras encarnações.

O espiritismo oferece o consolo de um futuro rumo a plenitude da alma. Mesmo o jovem, com o seu imediatismo, conseguirá enxergar que a felicidade é conquistada com tempo e esforço. Portanto, não valorize o que quer conquistar, mas sim o que já conquistou.

Mesmo que a felicidade não seja deste mundo, o espiritismo mostra que podemos ter o equilíbrio com leituras salutares e fé no divino.

“Acreditai no que vos digo e resisti com energia a essas impressões que vos enfraquecem a vontade. Além disso, essas aspirações de uma vida melhor são inatas no Espírito de todos os homens, mas não a busqueis neste mundo. Agora, que Deus vos envia os seus Espíritos, para vos instruírem sobre a felicidade que vos está reservada, esperai pacientemente o anjo da libertação, que vos ajudará a romper os laços que mantém cativo o vosso Espírito”, diz O Evangelho Segundo Espiritismo.

O espiritismo apresenta uma visão além da vida de que devemos vivenciar nossas dores e aprender com elas. Desta forma, resignar-se ao máximo diante das provas e expiações é uma das metas de todos nós, seres terrenos.

Em síntese, enfrentar esses fantasmas dos seus dramas, medos, faz parte da reforma íntima. Da mesma forma, quando nos conhecemos, a solução pode estar mais próxima do que imaginamos. Fiquemos atentos as missões divinas que Deus nos confiou. Desta forma, vamos ser responsáveis pelos nossos atos para evoluirmos espiritualmente e emocionalmente.

Desde já, devemos conhecer nosso lugar no mundo, compreender as fases da vida, entre outros atributos para nos sentirmos amados e conhecermos a nossa missão terrena.

Mensagens para os pais dos jovens

Que tenhamos a ciência plena de que existe a força de Deus entre todos nós. Em síntese, o governador da terra, Jesus, disse que enquanto uma de suas ovelhas estivesse desgarrada, ele não descansaria. Afinal, a vida prossegue sempre e que tenhamos paz nos nossos corações, porque tudo caminha para o bem maior.   

Fontes: Exame e Boletim Espírita.

 

Para saber mais, acesse:

suicídio – Visão Espírita

Comments

comments

Deixe seu comentário:


WhatsApp
Clique aqui