Espiritismo de alto e baixo da escala

Espiritismo de alto e baixo da escala

Na Revista Espírita tem uma carta que tem o objetivo de realçar a similitude de sentimentos que a doutrina suscita nos dois pólos extremos da escala social, em que, no entanto, se encontram no mesmo terreno, sem outro guia a não ser a leitura das obras.

Um é um dignitário do império russo, e o outro um simples pastor da Touraine.

Os sentimentos e conhecimento são de grande valia tanto naquela época quanto agora. Porque traz alívio e esperança por um mundo melhor.

A proposta desse grupo que escreveu essas cartas tinham total objetivo de praticar a caridade, tornando-os assim, verdadeiros espíritas.

Porque não realizavam perguntas inúteis, mas a aplicação da doutrina no que tem de mais elevado.

Uma pessoa que muitas vezes assistiu a essas reuniões nos disse que a gente fica edificado com a gravidade, o recolhimento e o sentimento de verdadeira piedade que as presidem.

Porque nessas cartas vê-se que não é preciso um diploma para compreender a doutrina.

É que, malgrado seu elevado alcance, ela é tão clara e tão lógica que chega sem custo a todas as inteligências, condição sem a qual nenhuma idéia pode popularizar-se.

Compreendemos então que o espiritismo não tem classe social e é feita para todas as pessoas. Porque basta ter amor no coração, praticar a verdadeira caridade ter desejo de evoluir que você já se tornou um espírita.

Estudar as obras de Allan Kardec é essencial também mas como ele mesmo diz:  “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más.”

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Escala Espírita – Filosofando

Parte 1

Parte 2

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat