Em tempos de crise, o que precisamos é de Esperança! Necessitamos de esperança para superar os desafios. Em tempos difíceis, como manter a esperança? Acompanhe o Programa com Manolo Quesada falando de Esperança e Ação.
Leitura complementar
Remorso pelos erros cometidos, como superar?
A culpa é a consciência de um erro cometido por meio de um ato que provocou algum prejuízo, material ou moral a si mesmo ou a outra pessoa.
A consciência do erro traz sofrimentos. Mas não podemos nos esquecer que os sofrimentos são provas e fases da encarnação presente, com isso, ele não é eterno. Temos que ver o erro como um impulso para a reparação!
Não podemos deixar que as culpas virem uma culpa patológica. Isto é, um excesso de remorso intenso e permanente. Devemos ressignificá-lo para não carrear pensamentos de punição e conceitos negativos sobre a própria identidade.
Pois isto altera o estado de humor e prejudica seus desempenhos sociais. Além disso, pode também desencadear alguns processos psicológicos negativos.
A consequência espiritual leva até nos auto obsediar. Ou seja, carregamos influências negativas de nós próprios e deixamos nos levar por maus sentimentos e se desequelibrando aos poucos.
Não tenha medo de errar novamente, pois estamos aqui para viver verdadeiramente o mundo que foi feito para nós: provas e expiações.
Jesus disse: “Vá ao mundo e viva em abundância”. Portanto, fomos feitos simples e ignorantes e, aos poucos, vamos passando pelas provas que nos foram escolhidas para nossa evolução constante.
Texto publicado em 30 de novembro de 2018.
FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||