TV Mundo Maior Fluidos, segundo A Gênese original de Allan Kardec - TV Mundo Maior

Editorial

Fluidos, segundo A Gênese original de Allan Kardec

Fluidos, segundo A Gênese original de Allan Kardec

Enviado em 10 de outubro de 2018 | Publicado por Haila Azevedo

A Ciência deu a chave dos milagres que derivam mais particularmente do elemento material, quer explicando-os, quer demonstrando sua impossibilidade pelas leis que regem a matéria.

Mas os fenômenos nos quais o elemento espiritual é parte preponderante, não podendo ser explicados somente pelas leis da matéria, escapam às investigações da Ciência.

Isso porque eles têm, mais que os outros, os caracteres aparentes do maravilhoso. É pois, nas leis que regem a vida espiritual que se pode encontrar a chave dos milagres dessa categoria.

Como já foi demonstrado, o fluido cósmico universal é a matéria elementar primitiva da qual as modificações e transformações constituem a inumerável variedade de corpos da natureza.

Como princípio elementar do Universo, ela apresenta dois estados distintos: o de eletrização ou de imponderabilidade que se pode considerar como o estado primitivo, e o de materialização ou de ponderabilidade, que vem a ser, de alguma forma, sua consequência.

O ponto intermediário é o de transformação do fluido em matéria tangível. Mas, ainda aí não existe transição brusca, pois pode-se considerar nossos fluidos imponderáveis como um ponto intermediário.

Allan Kardec trata dos fluidos psíquicos ou espirituais, considerados como matéria constitutiva do mundo espiritual, tendo a mesma origem que a matéria comum no fluido cósmico universal, porém inacessível à observação em nosso mundo.

Não se pode confundir esse conceito fundamental da doutrina substâncias elásticas imaginadas pela comunidade científica na Física da época: substâncias elásticas denominadas fluidos imponderáveis.

Porque para compreender as afirmações de Allan Kardec é fundamental considerar que havia em seu tempo, na Física, a teoria de que a matéria seria constituída por duas classes: matéria comum, tangível ou ponderável, e matéria imponderável ou átomos representativos da luz, da eletricidade, do calor, etc. (são os fluidos luminosos, elétrico, calórico, etc.)

O assunto é muito amplo na Gênese por conta disso não daria para explicar tudo apenas nesse texto. Então, sugiro que você adquira essa obra original de Allan Kardec e estude a fundo sobre o assunto. Acesse: mundomaior.com.br e compre a sua.

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Fluido vital não existe? – Revolução Espírita

Parte 1

Parte 2

Parte 3

 

Comments

comments

Deixe seu comentário:


WhatsApp
Clique aqui