TV Mundo Maior Como Descobrir Novos Caminhos na Vida Profissional e Pessoal

Editorial

Como Descobrir Novos Caminhos na Vida Profissional e Pessoal

Como Descobrir Novos Caminhos na Vida Profissional e Pessoal

Enviado em 7 de março de 2018 | Publicado por TV Mundo Maior

Como Descobrir Novos Caminhos na Vida Profissional e PessoalNa semana da mulher, continuamos o nosso bate com as nossas coaches do programa de Coaching Online Vida e Carreira da UNIFEAL, Terezinha Lorenzon, para dar dicas de como buscar novos caminhos para as dúvidas profissionais e pessoais, sejam dificuldades no trabalho, problemas com liderança ou com pares e também relacionamentos familiares e amorosos.

Em um mundo cada vez mais competitivo, cercado de desafios, conhecer as próprias habilidades e competências é fundamental para buscar novas possibilidades. “Nós, os seres humanos, temos múltiplas escutas. Escutamos palavras, escutamos histórias, escutamos emoções, escutamos o corpo e os gestos, escutamos um curso de ações. Na prática do Coaching Ontológico escutamos, particularmente, o que se encontra por trás das histórias que nos são relatadas”, explica Terezinha.

Conte sobre o trabalho que desenvolve?

O coach se desenvolve num espaço de diálogo, com maior destaque para a escuta aberta, neutra, generosa e fundamentalmente com muito respeito e honra a pessoa que traz uma inquietação, dúvidas ou mesmo um sofrimento. Todos nós em algum momento da vida nos deparamos com situações difíceis, não vendo saída ou mesmo com inseguranças sobre a melhor alternativa. Quando estou numa conversa com alguém estou atenta e em conexão com o que vai surgindo no meu pensar a partir do que vou escutando, vou construindo imagens, às vezes, me surge uma música ou um ritmo, vou me dando conta das sensações no meu corpo e percebendo algumas emoções. Em geral tudo isto que vai me surgindo se relaciona com algo sobre o que está ocorrendo com a pessoa com quem estou numa conversa. Eu dou muito valor ao que vou distinguindo e então me vem algo a oferecer, seja em forma de pergunta, seja apenas como uma interpretação que pode ser validada ou não pela pessoa.

Como o coach pode ajudar nos processos de descobertas para novos caminhos?

A atuação do coach visa, fundamentalmente, apoiar indivíduos ou grupos a ampliar suas perspectivas, gerando novas percepções e interpretações sobre os fatos ou acontecimentos da vida. A biologia e a neurociência nos mostram que o ser humano só percebe o que ele próprio distingue. Desta forma, quando nos deparamos com situações onde não vemos saída, não é um defeito, mas sim uma limitação momentânea da nossa percepção. Então quando temos alguém, que de forma aberta e respeitosa nos instiga com perguntas abertas e profundas, nós somos capazes de fazer novas distinções ou descobertas a partir do que aquela pergunta nos tocou. As respostas vêm da própria pessoa que busca ajuda, ou seja, o coach não tem as soluções, ele apenas apoia a pessoa a acessar o seu próprio campo de conhecimento e sabedoria. Por esta razão, a pessoa descobre novas alternativas para um novo curso de ações a partir da ampliação da sua visão.

Como trabalha a linha de coaching ontológico?

Entendemos o Coaching Ontológico como a “arte” de acompanhar a outros em um processo de aprendizagem que busca expandir o poder de ação, a efetividade e o bem-estar através da ampliação das interpretações que temos acerca de nós mesmos, dos outros e do mundo. Ou seja, de nossa maneira própria de viver. Como toda arte, o coaching se alimenta de outras artes e de múltiplas disciplinas. Vem de algumas muito antigas, como a arte de escutar, a de recordar, a de gerar contextos sagrados; e de outras mais novas, como a filosofia da linguagem ou uma nova ontologia, a biologia do conhecimento e a teoria de sistemas. Além disso, convive com outras disciplinas que estão nascendo simultaneamente, tais como a teoria da complexidade e a teoria do caos, com seus distintos olhares sobre a inteligência emocional, corporal e espiritual.

Quais pontos da vida você trabalha?

Eu estou a serviço de pessoas que estejam vivendo dilemas como:

Transição de carreira

Preparação para a aposentadoria

Desenvolvimento de liderança

Desenvolvimento de times/ equipes

Resolver alguma situação ou desafio, que não esteja conseguindo sozinha

Desenvolvimento pessoal

Que dicas você poderia dar para as pessoas que se encontram em dúvida em alguma questão importante da vida?

O primeiro passo é reconhecer que está tendo uma dificuldade e, que sozinha não está conseguindo superar. Este passo é fundamental, pois o coaching somente se aplica quando a pessoa realmente está disposta a trilhar uma jornada de se conhecer, tomar decisões e se responsabilizar pela mudança que ele própria deverá fazer. Buscar a ajuda de um coaching pode encurtar muito o seu caminho, além de eliminar, ou pelo menos, diminuir os sofrimentos. Se você está vivendo algo que está diminuindo sua energia ou mesmo impedindo você realizar coisas importantes pra você, ou trazendo conflitos nas suas relações, ou atrapalhando o seu desempenho profissional ou sua carreira, não deixe de aproveitar este recurso estupendo que é o coaching. Por meio dele você vai mudar seus pressupostos e crenças a favor de uma vida mais plena, liberando a sua energia em prol do que realmente te importa e com mais leveza para enfrentar os desafios cotidianos.

Como sua experiência em organizações e empresas tem ajudado nesse trabalho?

O trabalho no mundo das empresas ou mundo corporativo me favoreceu desenvolver algumas habilidades que julgo fundamentais para enfrentar os desafios da vida. As principais habilidades que desenvolvi foram: solucionar problemas, coordenar diferentes interesses em prol de objetivos práticos, manejar conflitos, planejar e implementar ações de forma organizada e focada em resultados. Além dessas habilidades, facilita muito eu ter intimidade com a linguagem e cultura corporativa e de negócios, pois muitos clientes buscam tratar de questões ligadas ao mundo do trabalho ou carreira.Todas essas habilidades me são muito úteis nas conversas de coaching.

Gostaria de deixar alguma mensagem?

Todo ser humano tem direito a viver de forma plena e com autonomia para realizar escolhas. Realizar escolhas pressupõe consciência, e esta é possível a partir das nossas reflexões sobre o que estamos pensando, sentindo e agindo. Eu desejo que cada pessoa não aceite e se acomode achando que o que ela está vivendo é a única forma possível, ouse, descubra novas possibilidades e alternativas. O Coaching de Vida e Carreira está a seu serviço, temos uma equipe de 10 profissionais com diferentes abordagens e enfoques, todos preparados para lhe acompanhar nesta bonita trajetória de autoconhecimento e resolução dos seus desafios.

Informações e inscrições: www.unifeal.com.br

Comments

comments

Deixe seu comentário:


WhatsApp
Clique aqui