Desigualdade das Riquezas Segundo o Espiritismo

Desigualdade das Riquezas Segundo o Espiritismo

A desigualdade das riquezas são vista pela doutrina espírita como experiências necessárias ao crescimento do espírito. É possível, portanto, compreender tal questão sob o dogma da reencarnação ao passo que a desigualdade das riquezas é algo passageiro e material.

Sobre a desigualdade das riquezas é preciso refletir sob dois aspectos diferentes. O primeiro diz respeito à pergunta questão 811 da obra O Livro dos Espíritos. Eles afirmam que não haverá igualdade de riquezas, afinal segundo eles não há igualdade entre as faculdades. 

De acordo com essa resposta compreendemos que as riquezas terrenas a qual discutimos igualdade são na realidade atributos materiais e não morais. As Desigualdade das Riquezas materiais também são discutidas na obra O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Com a compreensão das duas obras, cada uma das posições sociais as quais os encarnados ocupam são situações momentâneas a fim de exercitar as maiores chagas que encontram em seu espírito.  As doenças da alma como o impulso aos excessos materiais, o egoísmo e a avareza, por exemplo, podem nos dar uma vaga imagem do porque cada espírito ocupa uma determinada posição.

Aqueles que detém vasta riqueza devem aplicá-la, segundo o espírito Cheverus, da seguinte forma: 

“Amai-vos uns aos outros”, a solução do problema. Elas guardam o segredo do bom emprego das riquezas. Aquele que se acha animado do amor do próximo tem aí toda traçada a sua linha de proceder. Na caridade está, para as riquezas, o emprego que mais apraz a Deus.”

Além disso, o uso das riquezas materiais devem ser moderados com a sabedoria e a caridade para que não caia em impulsos primitivos o levando ao mau uso dos recursos.

Portanto, aos que nascem sob a Desigualdade das Riquezas em condições desfavoráveis ou até mesmo na miséria, a prova de fé e perseverança devem ser reafirmada todos os dias. É difícil, e até mesmo desnecessária, buscar as questões pregressas a esta vida, mas devemos ter a ciência de que nós escolhemos ou aceitamos as provas as quais passamos.

A princípio a resiliência, sabedoria e aplicação de nossas faculdades é possível algumas vezes reverter as dificuldades financeiras. Assim também, devemos saber que as desigualdades das riquezas são apenas uma questão terrena. No mundo dos espíritos a desigualdade existente é a moral e que por sua vez é a verdadeira riqueza dos espíritos.

Na questão 806 do Livro dos Espíritos, Allan Kardec pergunta à Espiritualidade se a desigualdade das condições sociais é uma Lei Natural e se desampara um dia. Kardec obteve a seguinte resposta:

 

“Não; é obra do homem e não de Deus.

Eternas somente as leis de Deus o são. Não vês que dia a dia ela gradualmente se apaga? Desaparecerá quando o egoísmo e o orgulho deixarem de predominar. Restará apenas a desigualdade do merecimento. Dia virá em que os membros da grande família dos filhos de Deus deixarão de considerar-se como de sangue mais ou menos puro. Só o Espírito é mais ou menos puro e isso não depende da posição social.”

 

Leia também:

 

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

 

Desigualdade das riquezas sobre a ótica espírita | Jornal Nova Era

 

https://youtu.be/h_0dgwVXNeQ

 

 

Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap XVI item a Desigualdade das Riquezas; O Livro dos Espíritos cap Da Lei de Igualdade.

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat