Coragem. Do latim agir com o coração, com seus sentimentos.
Você é uma pessoa corajosa? Está agindo com seus sentimentos? Quais sentimentos?
Alguns podem considerar a coragem como a bravura, conquista de desejos ou até mesmo a força e a capacidade de enfrentar o real perigo físico como defesa, porém ao deparar-se com o medo, as fraquezas e as dificuldades da vida a coragem de esvai como folhas mortas de outono entregue aos ventos.
“Eu aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo.”
Nelson Mandela
Vencer enfrentando o medo e as dificuldades, não desistir e se entregar ao medo, não ser covarde. Covardia do latim significa cauda, do francês, cauda abaixada expressando a desistência de um animal para enfrentar uma luta, a famosa expressão “rabo entre as pernas”. Em nossa vida a covardia está na omissão dos atos ou na entrega aos problemas ao invés de enfrentá-los. O medo de cair é o que acaba te derrubando.
“A grande glória da vida não está em nunca cair, mas em se levantar a cada vez que caímos.”
Nelson Mandela
Se o medo e os problemas já o derrubaram, levante-se. Não podemos aceitar quietos dos problemas. Usar a resignação, a aceitação deles em nosso processo de evolução e aprendizado não significa continuar sofrendo. Devemos erguer nossa cabeça e enfrentar a vida com o nosso coração.
“A coragem é um caso de amor com o desconhecido.”
Osho
Confiar em nossos sentimentos e saber que temos a coragem necessária para enfrentar as dificuldades futuras que podem vir. Os problemas do mundo ficam pequenos quando colocamos um toque de amor e nosso coração fica grande quando amamos. Portanto ame, até mesmo o problema que virá, pois ele pode se tornar um valioso aprendizado.
Lembre-se que coragem é agir com o coração e se seus sentimentos estiverem tortuosos, cheios de ódio e mágoas suas atitudes serão raivosas e se tornarão semelhantes à covardia. Para a coragem é necessário amor e fé.
“A coragem é a consequência mental e legítima da fé.”
Joanna de Ângelis
Para saber mais sobre o assunto, assista:
Desafios – A Caminho da Luz
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Fontes: veja; origemdapalavra.
*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.
Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza
Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.