Conhece-te a ti mesmo | Bem Viver

Conhece-te a ti mesmo, instruiu assim os espíritos quando questionados sobre como o ser humano podia melhorar. Esta frase é atribuída ao filósofo Sócrates e representa a busca pelo autoconhecimento. E esse foi o tema do programa Bem Viver, transmitido pela Rádio Boa Nova

Ouça o programa completo no áudio abaixo: 

Os comunicadores Alessandro Marques e Valéria Marques trazem para discussão o tema “Conhecer a si além das aparências”. A princípio Valéria realiza a leitura do seguinte trecho:  

“Aquele que não conhece a si mesmo não pode conhecer os outros, aquele que não entende a si mesmo, não pode entender os outros e aquele que não ama a si mesmo, não pode amar os outros.”

Os comunicadores analisam o trecho do ponto de vista do julgamento e dizem que como ainda não nos conhecemos por completo, não podemos achar que conhecermos as pessoas e assim temos o direito de julgar. Alexandre ainda continua lembrando de ensinamentos de Emmanuel sobre o tema. 

Confira mais sobre o tema no áudio acima. 

Conhece-te a ti mesmo

 

Há na frase “Conhece-te a ti mesmo” uma chave importante para a evolução moral do ser humano. Afinal, quando sabemos quem somos, percebemos as virtudes que possuímos, mas também percebemos as imperfeições. 

Esse conhecimento, portanto, nos coloca como responsáveis pelo melhoramento ou progresso individual do nosso ser. No obra O Livro dos Espíritos, questão 919, Santo Agostinho nos recomenda assim interrogar nossa própria coincidência. 

Esse processo pode ser assertivo quando realizado com humildade para admitir falhas e sempre aplicando o autoperdão. É necessário coragem para mudar e com pequenas mudanças, mas principalmente com a sabedoria e o autoconhecimento, é possível galgar o progresso individual. 

Para amar o próximo é necessário, portanto, o amor por si próprio. Pratique primeiro a caridade com você e como disse Sócrates “Conhece-te a ti mesmo”. 

 

Ouça também:

 

A Responsabilidade e o livre-arbítrio | Café com Cristo

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior.

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat