Como retribuir o mal com o bem?

De acordo com a Doutrina Espírita temos que amar todas as pessoas e principalmente aqueles que nos tratam mal.

No Evangelho Segundo o Espiritismo, diz ainda que:

Amarás ao teu próximo e aborrecerás ao teu inimigo. Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos, fazei bem ao que vos odeiam, e orai pelos que vos perseguem e caluniam, para serdes filhos de vosso Pai, que está nos céus, o qual faz nascer o seu o seu sol sobre bons e maus, e vir chuva sobre justos e injustos. Porque, se não amardes senão aos que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem os publicanos também assim? E se saudardes somente aos vossos irmãos, que fazeis nisso de especial? Não fazem também assim os gentios? – Eu vos digo que, se a vossa justiça não for maior e mais perfeita que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus.” (Mateus, V: 20, 43-47).

Mas como amar alguém que só nos causa mal e ainda retribuir com amor para com essa pessoa?

Existem muitas vantagens em praticar o bem que se todas as pessoas conhecessem, jamais iriam praticar a maldade com alguém.

Infelizmente por ainda não sermos seres totalmente evoluindo, ainda temos o egoísmo em nosso espírito. Só queremos ter vantagens para ajudar alguém.

A felicidade do outro não nos comove. Isso é um falha que temos que ir mudando de pouquinho em pouquinho.

Porque tudo começa com o passo inicial, então o que hoje é praticamente impossível, amanhã se tornará flexível e depois será como respirar.

Se alguém lhe ofender, não responsa. Conte até 10, respire, e faça uma prece por aquela pessoa. Peça também auxílio aos espíritos de luz e que os mentores espirituais se comuniquem entre eles para harmonizar o ambiente.

Não se envolva com a negatividade das pessoas que te cercam. Esteja ciente de que a vida é feita de escolhas e hoje você escolheu estar em paz e não tem nada nem ninguém que irá tirar a sua sanidade.

Todos nós temos coisas boas e ruins dentro da gente, mas o lado que escolhemos seguir depende da gente.

Pode parecer impossível de retribuir o mal com o bem, mas aos poucos com um passo de cada vez, vai tornando mais fácil a cada dia e chegará o tempo em que todos vão estar na mesma sintonia e quem estiver fora disso não conseguirá atingir as pessoas de bem.

Para saber mais, assista:

Bem e mal sofrer – Espiritismo sem Mistério

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat