Como perceber a presença de um obsessor? 

Como perceber a presença de um obsessor?

Primeiramente, nós sabemos que a doutrina espírita tem como papel fundamental trazer esclarecimento e alavancar o avanço da moralidade dos seres do nosso planeta.

E ainda, ela se apresenta de forma diferente de muitas manifestações científicas, filosóficas ou religiosas. Sendo um destes fenômenos: a obsessão, que diz respeito a influência espiritual (perceptível ou não) ao obsidiado dependendo do grau em que ela acontece. 

Obsessão e o Livro dos Médiuns

Segundo Allan Kardec, O Livro dos Médiuns, a obsessão é uma das maiores dificuldades que a prática espírita pode apresentar porque ela se caracteriza pelo:

domínio que alguns Espíritos exercem sobre certas pessoas. É praticada unicamente por Espíritos inferiores, que procuram dominar, pois os Espíritos bons não impõem nenhum constrangimento.

O espiritismo nos ensina também que a obsessão é uma via de mão dupla e que está relacionada a três fatores:  falta moral ou comportamento social com o bem; distúrbios mentais (desarmonia mental/psíquica); lesões físicas que afetam estruturas ou órgãos relacionadas ao raciocínio, à emoção, etc.

Para completar, é possível diferenciar a obsessão em três graus de intensidade, são eles:

  • Obsessão simples: Acontece quando um ou mais espíritos influenciam a mente do médium com suas ideias, porém, o médium percebe
  • Fascinação: este tipo de obsessão ocorre quando há uma ação direta do pensamento de um espírito sobre a mente de um médium e este aceita tudo o que é passado com a mais pura verdade.
  • Subjugação: acontece quando o médium passar a agir como “marionete” dos espíritos, por conta da forte influência.
Como perceber a presença de um obsessor? 

Ainda de em O Livro dos Médiuns, Allan Kardec, nos mostra um método bastante claro de como perceber a presença de um obsessor. O codificador lista 9 possíveis características. Confira a seguir:

  • Persistência de um Espírito em se comunicar, de bom ou mau grado, pela escrita, pela audição, pela tiptologia etc., opondo-se a que outros Espíritos o façam;
  • Ilusão que, não obstante a inteligência do médium, o impede de reconhecer a falsidade e o ridículo das comunicações que recebe;
  • Crença na infalibilidade e na identidade absoluta dos Espíritos que se comunicam e que, sob nomes respeitáveis e venerados, dizem coisas falsas ou absurdas;
  • Confiança do médium nos elogios que lhe dispensam os Espíritos que por ele se comunicam;
  • Disposição para se afastar das pessoas que podem emitir opiniões aproveitáveis;
  • Tomar a mal a crítica das comunicações que recebe;
  • Necessidade incessante e inoportuna de escrever;
  • Constrangimento físico qualquer, dominando-lhe a vontade e forçando-o a agir ou falar a seu mau grado;
  • Rumores e desordens persistentes ao redor do médium, sendo ele de tudo a causa, ou o objeto. 

Para finalizar, percebe-se que Kardec utiliza de formas gerais para caracterizar as situações e as possibilidade de obsessões. Diante disto, devemos nos lembrar que o espiritismo ensina que nós somos feitos de energia. Por isso, essa energia atrai energia semelhante, por exemplo, se eu desejar mal ao próximo irei atrair espíritos inferiores e vice – versa. Portanto, devemos estar sempre em sintonia com Deus e seguir com fé, amor e caridade. 

Gostou do tema? Saiba mais nos links a seguir:

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat