Como lidar com embates ideológicos?

Visão Social

O acesso a redes sociais trouxe um espaço para que todos possam se manifestar ou até mesmo compartilhar opiniões de forma muito rápida e viral. Mas como resolver esse tipo de conflito? Uma filosofia ou grupo, como o espiritismo, pode ter visões diferentes sobre o mesmo assunto? Como lidar com embates ideológicos e opiniões diferentes das suas? Acompanhe agora no Visão Social!

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Leitura complementar

Como sobreviver às eleições sem perder amigos?

Por conta do momento em que estamos vivendo, as pessoas estão desfazendo amizades, brigando e chegando ao ponto de discussões homéricas por conta de assuntos envolvendo a política e afins.

A energia desperdiçada está alta, mas não precisa ser assim. Sabemos que tudo hoje em dia gira em torno da política, mas nunca será com ódio e raiva que vamos resolver as coisas.

Respeitar o próximo e amar o seu irmão com suas diferenças é necessário neste momento. Existem dicas e hábitos que nos ajudam a controlar os pensamentos e o que falamos para não agirmos de forma agressiva com o próximo.

Dicas para praticar a tolerância com opiniões divergentes da sua

Primeiramente, faça uma prece ao acordar, pedindo que os espíritos de luz te acompanhe o dia todo. Peça que eles se façam presente no momento de angústia, desespero, ansiedade e nervoso.

Ao decorrer do dia, procure focar sua mente em ajudar o próximo, ter compaixão e sintonia com o plano espiritual. Pois quando estamos direcionados a fazer o bem, atrairemos (por afinidade espiritual) somente coisas salutares.

Porque o universo está constantemente conspirando a nosso favor. Então, tudo que emanamos será devolvido para nós da mesma forma.

Mas, caso aconteça alguma situação que possa se transforma em uma eventual briga, se afaste ou mude de assunto. Continuar falando sobre um fato onde ninguém entra num acordo não agregará em nada para ambas as partes.

Segundo os conceitos da Comunicação Não-Violenta (CNV), de Marshall Bertram Rosenberg, se quiser falar sua opinião, procure dizer o que pensa de forma a expressar os seus sentimentos, não os do outro. Assim, as pessoas vão te ouvir de forma mais fraterna, pois você está falando do que pensa sem acusar ninguém.

Você pode optar por não dizer o que pensa. Porém, muitos podem dizer que isso pode soar como omissão; mas reflita: numa conversa em que ambas as partes não entram num acordo, isso não é omitir-se e, sim, preservar da sua paz interior. Não se sinta sozinho neste momento, os espíritos de luz vão te acolher no momento de aflição.

Como não se abater pelas energias das redes sociais?

As notícias nas redes sociais influenciam demais também e acabamos compartilhando fake news. O mais aconselhado no momento é se manter em vibração e procurar outros temas.

A força da amizade, como diz Chico Xavier, só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente e se inaugura aqui mesmo o seu começo.

Então, procure ser esse ponto de paz para alguém, leve amor, consolo e palavras positivas. A TV Mundo Maior e a Rádio Boa Nova estão voltadas somente pela paz, amor, caridade e estudos espíritas. Sintonize com a gente que você irá ajudar o planeta terrestre elevando as suas vibrações!

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat