Como controlar a ansiedade à luz do espiritismo?

Pronto Atendimento

Entre os temas abordados, a equipe do programa falou ansiedade. César Carvalho, Marcos Casella e Paulo Reis destacaram a importância do tratamento físico e espiritual para se reequilibrar o organismo. Mediação de Guiomar Sant’Anna.

Leitura complementar

O que o espiritismo diz sobre a ansiedade?

Hoje em dia, a ansiedade está se transformando em um dos maiores inimigos do homem. A pessoa ansiosa deseja antecipar tudo o que imagina ser importante. Além de ter uma sensação de mal estar físico e psíquico diante de qualquer situação cujo o futuro é incerto.

Porque a ansiedade é um sentimento que atinge as pessoas em diversas atividades, por exemplo, durante um discurso, um exame médico, etc. E o problema é que ele acaba afetando o desempenho da pessoa, além de impedir que ela alcance seus objetivos.

Estudo sobre ansiedade

Após muitos estudos, pesquisadores da Harvard Business Scholl, em Boston, nos Estados Unidos, divulgaram um conselho para ajudar os ansiosos a terem um bom desemprenho mesmo com estresse.

Porque a partir de experimentos, os estudiosos concluíram que cumprir algum ritual antes da atividade pode ser a chave do sucesso. Isso porque ele pode gerar sensação de controle sobre a situação.

Durante a experiência, a equipe de psicólogos criou um experimento onde os participantes eram convidados a cantar, em púbico.

Para testar a ansiedade dos participantes, a equipe disse para alguns voluntários antes de subirem ao palco, para que ficassem calmos.

Já outro grupo foi orientado a fazer um simples ritual: através de um desenho, os participantes deveriam expressar o que estavam sentido. Depois, deveriam rasgar e jogar o desenho do lixo.

Porque como conclusão, os pesquisadores notaram que dizer para se acalmar não funciona.

“É como quando você diz a alguém que está zangado, gritando, que pare de gritar. Não funciona. Mas fazer pequenos rituais como o que foi descrito, isso sim ajuda bastante a pessoa a lidar melhor com sua ansiedade. Além disso, depois, a ter um melhor rendimento”, disse o psicólogo Michael Norton, diretor do estudo à BBC.

Qual a importância da doutrina espírita?

A partir de estudos da doutrina espírita é possível buscar a paz e a harmonia, verdadeiros antídotos da ansiedade. Allan Kardec, no capítulo V – Bem Aventurados os Aflitos, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, fala que as ansiedades armam muitos crimes e jamais edificam algo de útil na terra.

Porque caso o homem nascesse para ser ansioso, seria falar que veio ao mundo não como trabalhador e sim como desesperado sem remissão. Porque o exemplo, suponha-se que a ansiedade seja acompanhada por influências de Espíritos imperfeitos.

Porque neste caso, o diálogo é uma maneira para afasta ló. Outras são: os passos, os cursos de Espiritismo, as palestras.

“Lança as inquietudes sobre as tuas esperanças em Nosso Pai Celestial, porque o Divino Amor cogita do bem-estar de todos nós”. (Xavier, 1977, cap. 8).

Texto publicado em 20 de julho de 2017. 

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat