Centro Espírita – Qual a Importância do Atendimento Fraterno?

Centro Espírita - Qual a Importância do Atendimento Fraterno

O atendimento fraterno no Centro Espírita é uma oportunidade de falarmos sem julgamentos ou medos. A ajuda espiritual contribui na compreensão de nossas atitudes e relações familiares, por exemplo.

Geralmente a pessoa que vai até o Centro Espírita busca palavras de conforto e um direcionamento. Com base na Doutrina Espírita, as conversas fazem você mesmo refletir sobre as questões que te afligem.

O Conto abaixo é uma história fictícia que relata o quão importante o atendimento fraterno foi para uma família. Confira:

O dilema dos Gêmeos

 

Na São Paulo agitada de 2018, o maior dilema de uma família da Zona Norte de São Paulo acontecia em torno de dois irmãos. Os gêmeos Yann e Yasser eram idênticos apenas em suas características físicas. Seus cabelos negros e olhos verdes eram espelhos, apenas uma pinta um pouco maior  na bochecha esquerda de Yann os diferenciavam.

A verdadeira diferença entre os gêmeos era moral. Yann cedia facilmente aos caprichos materiais promovidos pelo dinheiro da família. Carlos, o pai dos meninos era um influente engenheiro civil, por sua vez a mãe dos gêmeos era psicóloga e professora universitária. Clarissa também trabalhava de forma voluntária em um Centro Espírito próximo de sua casa.

O único que a acompanhava desde pequeno era Yasser, que por conta disso acabou fazendo os cursos do centro e desenvolvendo sua mediunidade.  Os irmãos não se entendiam muito, mas suas relações tornaram-se cada vez pior quando Yann começou a namorar.

Apesar de ter tudo material e terreno que um jovem gostaria, Yann ainda se sentia incompleto. Sua irritação e implicância com o irmão só aumentava. Seus pais nunca perceberam o que fazia na realidade.

Carlos trabalhava e viajava muito, já Clarissa dedicava-se muita aos seus trabalhos voluntários. Quando ainda eram pequenos, os dois meninos acompanhavam-na para o Centro Espírita. Porém, Yann era mais impaciente e travesso, por conta disso sua mãe passou a deixá-lo com a avó.

Enquanto isso, Yasser participava de eventos e trabalhos. O desinteresse de um e o interesse do outro ficavam cada vez mais nítido, assim como o motivo pelo qual os meninos não se davam bem.

Yann tinha ciúmes de Yasser, pois seu irmãos era mais próximo da sua mãe e o viu com um certo glamour por começar a trabalhar sua mediunidade. Yann, porém, não percebia que para ser feliz era necessária pouco, principalmente estar bem com sigo mesmo. Ele dava valor  apenas às questões materiais e esbanjava o dinheiro na expectativa de satisfazer, o que na verdade era uma carência emocional.

Em uma certa semana, Yasser fora viajar e Clarisse ia sozinha para o centro até o dia em que viu Yann em casa e o convidou. A princípio ela recusou o convite, mas aceitou de última hora.

Chegando ao Centro Espírita, Clarissa direcionou seu filho ao atendimento fraterno. Durante a conversa Yann permaneceu quase em silêncio, mas o pouco que falava recebia em troca doces palavras.

Como gostou tanto, voltou no outro dia de atividades. Mais uma vez fora à conversa, que dessa vez teve ímpeto para falar mais do que da última vez. Yann percebe, portanto, que parte da situação partira dele, pois se afastava da família.

Com o ocorrido, e Yasser ainda em viagem, mãe e filho mergulharam numa longa conversa de reconciliação. Todas as suas questões foram expostas e certos momentos de desconforto o deixaram distantes por dois ou três dias, mas logo a relação entre eles estava consolidada.

Com o retorno de Yasser e uma aproximação maior de Carlos, a família conseguiu frequentar mais vezes o centro e resolver com mais harmonia as suas questões.

 

Leia mais sobre o Centro Espírita:

 

O Centro Espírita deve apagar as luzes durante a prece?

 

 

PARA QUE SERVE O PASSE ESPIRITUAL? – Visão Espírita

 

 

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat