Caridade Crística | Café com Cristo

A Caridade Crística é o agir de forma simples e compromissada com a caridade, entretanto, sem ceder aos interesses ou julgamentos. E esse foi o assunto do programa Café Com Cristo, transmitido pela Rádio Boa Nova. Ouça no áudio abaixo as reflexões do comunicador e psicólogo, Ildo Rosa: 

 

 

Esse estudo refere-se à obra “Caminho,Verdade e Vida”, psicografada por Chico Xavier, pelo Espírito Emmanuel. Durante o programa o comunicador fala sobre os espírito tidos como santos pelas suas obras de caridade. 

Uma das virtudes que Ildo ressalta é a humildade dentro da caridade crística, assim como o não julgamento. Ele inicia os estudos com a leitura do seguinte versículo:  

 

“Todos os santos vos saúdam, mas principalmente os que são da casa de César.” — Paulo. (FILIPENSES, capítulo 4, versículo 22.)

 

Ouça o programa completo no áudio acima. 

 

Caridade Crística

 

A Caridade Crística envolve, portanto, o desinteresse moral e material. Isso, pois, deve-se praticar com o mais puro coração. Compreende-se, portanto, que Jesus não realizou a caridade pensando em si próprio, mas no seu próximo. 

O envolvimento com o coletivo e o estado de abnegação são as fontes primárias da caridade, fundamentadas sempre no amor de cristo. Consideramos então que o julgamento é uma prática contrária aos ensinamentos de Jesus. 

Quando, estamos observando as falas do outro, e não as nossas. É um olhar desfocado quando trata-se do coletivo. Devemos ver no próximo a oportunidade de aprendizado, quando na realidade e infelizmente, projetamos nossas próprias falhas. 

Pratique, então, a caridade crística. Busque fazer parte do amor e da abnegação de Jesus sem julgamentos. Faça do evangelho o seu dia a dia e assim está nos caminhos da evolução. 

 

Ouça também:

Perseverança e o Evangelho | Entre Amigos

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat