Os caminhos de Deus são de certezas e aprendizados. Mas, vez ou outra temos dificuldades de confiar e caminhar vendados por esse caminho. A princípio pode dar medo de cair. Mas conforme vamos caminhando, tudo vai ficando claro.
Essa reflexão pode ser encontrada assim numa linda mensagem lida pelos comunicadores Paula Zamp e Adilson Ferreira no programa Entre Amigos, transmitido pela Rádio Boa Nova. Ouça o programa completo no áudio abaixo:
Por mais que esse caminho de Deus podem ser misterioso, pois não temos o controle nem a ciência, tenha a certeza que será o melhor caminho. Leia abaixo a mensagem A Bicicleta de Deus e ouça então sua interpretação e análise no áudio acima.
Caminhos de Deus- Mensagem A Bicicleta de Deus
Numa noite de verão, uma jovem foi falar com um velho sábio.
– Mestre, como ter certeza de que estou vivendo minha vida direito?
O velho sábio sorriu e assim respondeu:
– Sabe menina, uma noite eu tive um sonho… Sonhei que tinha uma bicicleta de dois selins. Vi então, que minha vida era como uma corrida de bicicleta para duas pessoas. E vi também que Deus estava sentado no selim, atrás de mim, e assim me ajudava iniciar a pedalar.
– Mestre durante essa viagem Deus nada falou?
-Falou sim… De repente Deus me disse para trocar de lugar…
Eu concordei. E a partir daquele momento, minha vida nunca mais foi a mesma.
– Mas o que de fato aconteceu desde que trocaram de lugar?!
– Percebi que quando eu dirigia, eu já sabia o caminho e tudo era chato e previsível.
Mas quando Deus tomou a dianteira, tudo ficou diferente. Ele conhecia lindos atalhos, tudo era maravilhoso.
Eu continuava no selim de trás e Deus sempre dizia:
– Pedala, pedala!
– Mestre, às vezes o senhor não ficava cansado? Não se preocupava, e ficava ansioso?
– Sim…sim… e eu perguntava:
– Senhor, para onde está me levando? Eu estou com medo.
– E o que Deus respondia?
– Ele apenas sorria, se voltava para trás, tocava minha mão e não respondia. Não sei como, mas eu comecei a confiar. Ele me levou, portanto, por caminhos onde encontrei pessoas que tinham dons que eu precisava: dons da aceitação, da cura, da alegria.
– E nessa viagem Deus disse ao senhor mais coisas?
– Disse…. Disse dê aos outros esses dons. Não os retenha, é muito peso na bagagem. Comecei então a distribuir os dons às pessoas que encontrávamos e percebi que quando doava era eu quem recebia e o fardo se tornava mais leve. No começo temia dar o comando da minha vida para Deus. Temia o desastre. Mas Ele conhecia muito bem os segredos da bicicleta. Sabia como incliná-la para lidar com curvas fechadas; sabia superar lugares cheios de pedras; sabia voar para encurtar caminhos difíceis…
– Aprendi e comecei então a confiar e pedalar nos lugares mais estranhos, a apreciar a paisagem, a brisa fresca no rosto e principalmente a apreciar esse companheiro de viagem maravilhoso:
– O meu Deus que lindo! E o que foi mais precioso em toda essa viagem?
– Aprendi assim que quando achava que não aguentaria prosseguir, que não conseguiria mais avançar, Deus apenas sorria e me dizia:
– Não se preocupe. Eu guio e você pedala!!!
Façamos a nossa parte, dando o melhor que temos em todos os instantes e para todos os que nos cercam, e aquilo que fugir a nossa capacidade de execução, confiemos… pois Deus estará sempre nos guiando para o melhor caminho!
Ouça também:
A Reforma Íntima com as palavras de Jesus | Café com Cristo
Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza
Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior.