Brasileiros deportados: qual a visão espírita da xenofobia?
Antes de abordarmos o assuntos, vale lembrar que Deus nos criou simples e ignorantes e ama a todos incondicionalmente e igualmente. Entretanto, ainda existem pessoas que pensam somente em si, agem de acordo com o que deseja, e com isso, não pensam nas consequências, e também, agem como se o outro não existisse. Por exemplo, em Minas Gerais, brasileiros deportados dos Estados Unidos relataram situações de humilhações, racismo e maus tratos.
Histórias de abusos são recorrentes entre as pessoas que são mantidas em centros de detenção após a frustração da passagem pelo México.
O que a doutrina espírita tem a nos dizer sobre o assunto?
O amor é a mais puro energia, ele tem o poder de transformar a todos, e ainda, um dos maiores ensinamentos de Jesus é:
Amor ao próximo como a si mesmo
Porém, hoje em dia, muitas pessoas têm dificuldade em amar ao próximo, principalmente se o outro for considerado inimigo.
Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, nos apresenta a seguinte passagem:
Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam, a fim de serdes filhos do vosso Pai que está nos céus e que faz se levante o Sol para os bons e para os maus e que chova sobre os justos e os injustos. Porque, se só amardes os que vos amam, qual será a vossa recompensa? Não procedem assim também os publicanos? Se apenas os vossos irmãos saudardes, que é o que com isso fazeis mais do que os outros? Não fazem outro tanto os pagãos? (Mateus, 5:43 a 47)
Vale lembrar que quando falamos em amar os inimigos, não estamos dizendo que é preciso amar como os espíritos afins. Mas sim, tratá-los com respeito. O ato de respeitar não significa concordar com o outro, mas significa não discriminar, ofender, agir com atitudes reprováveis, autoritárias ou injustas.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira o Espiritismo e Informação:
Conheça as Playlists no nosso canal do Youtube: youtube.com.br/tvmundomaior
Faça uma doação pelo site: feal.colabore.org
*Foto capa: BBC
FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||