Bons Espíritos: A Segunda Ordem da Escala

O último texto de estudo da obra O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, conhecemos mais sobre a Escala Espírita e aprendemos as características da Terceira Ordem ou Espíritos Imperfeitos. Conheceremos neste estudo a Segunda Ordem, os Bons Espíritos.

Para estes, o espírito é predominante a matéria. Seu grau de adiantamento pode ser observado pela prática do bem como principal qualidade, assim como os conhecimentos da ciência, sabedoria e bondade.

Quanto mais adiantado está os espíritos bons, maiores qualidades morais possuem. Eles compreendem Deus e o infinito, trabalham para a bondade e sua felicidade se dá quando impedem o fluxo do mal.

Eles são movidos pelo amor, não experimentando do ódio, rancor, orgulho e egoísmo. Bondosos e benevolentes ainda passam por encarnações e provas, pois não atingiram a perfeição. Os espíritos da Segunda Ordem se dividem em quatro classes.

A Quinta Classe é composta pelos espíritos benévolos que estão sempre prontos para propagar a bondade entre os encarnados. Entretanto seu conhecimento é limitado, sendo eles mais evoluídos moralmente.

Os espíritos sábios compõe a Quarta Classe. São eles conhecedores com maior preocupação intelectual do que moral, porém utilizam dos conhecimentos científicos sem a predominância de paixões e interesses próprios que teriam os espíritos imperfeitos.

Com maiores qualidades morais, os Espíritos de Sabedoria pertencem à Terceira Ordem. Suas faculdades e capacidades intelectuais fazem conhecer e julgar os homens e as coisas.  

A Segunda Classe é composta pelos Espíritos Superiores. Reúnem eles, sabedoria, ciência e bondade. São capazes de nos dar maior noção sobre o mundo incorpóreo conforme o limite de conhecimento do ser humano. Quando encarnam, trazem a missão do progresso e o exemplo de perfeição para aspirarmos mais rápido a evolução.

São estes os Bons Espíritos. No próximo estudo abordaremos os Espíritos Puros, portanto fica atento no Facebook TV Mundo Maior.

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Escala Espírita – Espiritismo sem Mistério

 

doutrinaespirita.

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat