Bem e Mal: Como dominar as nossas sombras? | Descubra o seu caminho

A discussão sobre o Bem e Mal é pertinente e nos intriga quanto ao maniqueísmo que criamos internamente. Para entender mais essa discussão a comunicadora da Rádio Boa Nova, Fernanda Fernandes, fala como podemos dominar as nossas sombras. 

Confira o programa Descubra o Seu Caminho no áudio abaixo: 

Conforme Fernanda fala no programa, algumas de nossas sombras são: o ciúmes; a inveja; o orgulho; e as crenças limitantes. Entretanto, sobre esta última, a comunicadora lembra que são os fatores familiares e sociais que nos constroem. 

Mas, ela explica que esses fatores podem contribuir para seu crescimento ou se tornar limitante e prejudicar sua evolução. Confira no áudio acima mais reflexões sobre o tema. 

 

Bem e Mal: Como entender nossas sombras?

 

Quando mentalizamos o Bem e Mal, percebemos assim uma clara segregação entre os perfeitos e os imperfeitos. Nós categorizamos, portanto, de uma forma superficial e errônea. 

Se falarmos que somos o bem, estaremos sendo pretensiosos, se nos enquadrarmos no mal, estaremos sendo rudes com nós mesmos. É necessário, portanto, entender que o Bem e Mal trata-se de questões morais. 

O mal é, na verdade, as imperfeições morais, sejam elas, o orgulho, a vaidade e o egoísmo. Destas imperfeições derivam-se muitos outras, e decerto possuímos algumas delas e maior ou menor proporção.  

O bem representa, portanto, a depuração do espírito. O quanto estamos elevados com isso à energias positivas e bem resolvidos quanto às questões morais. Para alcançar essa depuração é necessário, pois, resolver as sombras, ou no caso imperfeições morais. 

Você está conseguindo entender o Bem e Mal em você?  

 

Ouça também:

Prática do Bem – Obra “Caminho, Verdade e Vida” | Café com Cristo

Perdas e Frustrações | Vida Empreendedora

Caridade faz a diferença? | Entre Amigos

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior. 

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat