Bem-aventurado os misericordiosos: Podemos apontar as imperfeições do próximo?

Bem-aventurado os misericordiosos: Podemos apontar as imperfeições do próximo?

Bem-aventurado os misericordiosos que auxiliam na evolução do próximo sem o julgamento. Muitos repreendem as imperfeições de seus irmão sem sequer fazerem uma autoanálise de seu comportamento moral.

Essa ideia é expressa na parábola do argueiro e da trave no olho, pois apresenta a ideia de apontar os ciscos de imperfeição. Entretanto, este que aponta não percebe todos os seus defeitos.

Na obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, o Espírito São Luís explica, entretanto, que é necessário que este apontamento seja feito sob a caridade bem compreendida.

Com isso, é preciso exercer tal ato com humildade, dito que há dois caminhos possíveis quando repreendemos o próximo. Um deles o fazemos por meio da superioridade, reafirmando as maldades sem um caminho consolador.

O caminho da caridade e do consolo, é onde reafirmamos nosso dever com o progresso e principalmente com aquele irmão que amamos. Bem-aventurado os misericordiosos que terão a sabedoria de perdoar e auxiliar quais forem os erros alheios.

O perdão e o auxílio são um exercício de reforma íntima, realizados com esforços morais. Quando nos mostramos misericordiosos com o próximo, significa que conseguimos ter misericórdia de nós mesmos.

Devemos assumir nossos erros e lutar com disposição para melhorarmos interiormente. Assim, os caminhos se abrem para que possamos compartilhar do aprendizado adquirido.

Com sabedoria, humildade, amor e caridade, podemos portanto, repreender erros de forma positiva para nosso querido irmão. Isso porque já passamos por essa situação e tivemos a humildade de admitir nosso erro.

Para esses momentos devemos orar e pedir os conselhos e a proteção dos nossos amigos espirituais. Pois eles nos ajudarão a ser mais um dos Bem-aventurado os misericordiosos, afim de passar adiante as palavras de Jesus.

 

Confira também:

 

 

Bem-aventurado os misericordiosos – Espiritismo no Lar

deixe um comentário

WhatsApp