Autoconhecimento e Espiritismo – Programa Bem Viver

No programa Bem Viver, Alessandro Marques e Valéria Marques, discutem o tema Autoconhecimento com o título Conhece-te a ti mesmo, frase atribuída ao filósofo Sócrates.  

Alessandro nos lembra que o autoconhecimento, fator presente no processo de reforma íntima, requer energia e disposição. Isso porque é um movimento em direção ao progresso dos espíritos.

Esse desgaste energético, portanto, é em decorrência ao movimento de reflexão no qual o indivíduo deverá praticar. O orgulho, como exemplifica o comunicador, é um ponto que devemos transformar nesse processo de se conhecer.

Ou aspecto lembrado no programa é a resistência ou o engano que nós nos envolvemos inconscientemente dificultando esse processo necessário para a evolução dos espíritos.

 

Autoconhecimento e o Espiritismo

 

Na questão 919 da obra O Livro dos Espíritos, Santo Agostinho nos coloca o autoconhecimento como sendo a chave principal para o progresso individual, assim seremos os nossos próprios juízes.

Talvez assuste muitos mas, se conhecer implica diretamente julgar tudo aquilo que fazemos, falamos ou pensamos. Essa autonomia nos responsabiliza ainda mais, pois tenho a ciência que que concorre para o bem e o que interfere em nossa evolução.

Santo Agostinho diz na comunicação que ao final de todos os dias ele punha-se a refletir tudo o que fez e se alguém teria o que dele queixar-se. Quando posicionamos as nossas atitudes em relação ao nosso próximo, damos início ao processo de amar ao próximo.

Na busca pelo autoconhecimento, compreender e desconstruir nossos valores é fundamental para visualizarmos nossas falhas. Portanto, devemos analisar se estamos sendo guiados pelo orgulho, egoísmo e vaidade.

Conforme dito no programa, é necessário transformar nossas falhas. Por isso, tais valores imperfeitos darão lugar, mesmo que gradativamente, ao amor, a caridade e a humildade

O Autoconhecimento é um movimento necessário no processo de reforma íntima. Mas não se idola, pois será cansativo e desgastante. Portanto, tenha fé e muito foco em seu objetivo.

 

Leia também:

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat