Autoconhecimento e Benevolência

Autoconhecimento e BenevolênciaA busca pelo autoconhecimento parece muitas vezes utópico quando lemos ou ouvimos sobre. Creio que não sou apenas eu quem já se deparou com a grande missão da vida: se conhecer. Tarefa pedida desde os psicólogos até os palestrantes das casas espíritas. Pedido válido de ser feito, pois é importante sabermos quem somos, mas também é lícito lembrar que apenas nós mesmos temos a capacidade de nos conhecer, o outro terá apenas um recorte de quem somos. Não descarte essa informação e não leve-a como verdade absoluta.

Devemos ouvir quem somos e o que falamos para nós mesmos. Raro são os dias que paramos, sentamos em uma varanda e observamos o céu, seja ele ensolarado, estrelado ou nebuloso. O que quero lhes dizer que nossa mente é assim, só podemos conhecê-la se pararmos um pouco para observar, em silêncio, o quão ruidoso somos. Ouça quem você é!

Mas ouvir só não é o suficiente, pois muitas vezes sufocamos nosso eu. Nós vezes ou outra aceitamos o julgamento alheio ou nós próprios nos julgamos e nos condenamos. Remoer as dores causa ainda mais sofrimento. Seja virtuoso consigo mesmo, pois é preciso benevolência para se transformar moralmente.

Quando conseguimos ser caridosos com a gente é mais possível compreender as dores do outro e ser caridoso com ele. Mas é preciso que nada se trata da dor ou sofrimento. Se trata de compreender quem somos no momento presente, quem fomos no momento passado, aprender com essas experiências e termos a bondade e o ímpeto de nos melhorarmos para as experiências futuras.

O Autoconhecimento é uma tarefa que exige certa disciplina e ordem, inegável, mas também amor e benevolência. É preciso entender que cada passo que damos é um aprendizado em nossa existência e continuamos essa caminhada ao longo das encarnações. Estão a procura do autoconhecimento e ele nos acompanha diariamente, nosso interior quer falar, basta ouvirmos o que ele tem a dizer.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior.

 

 

Faça uma doação pelo site: feal.colabore.org

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat