Amai os vossos inimigos.

“ Se o amor do próximo constitui o princípio da caridade, amar os inimigos é a mais sublime aplicação desse princípio, porquanto a posse de tal virtude representa uma das maiores vitórias alcançadas contra o egoísmo e o orgulho.”

No capítulo XII do Evangelho Segundo o Espiritismo – Amai os vossos inimigos, aprendemos que o amor é uma das maiores virtudes, e te faz ficar próximo de Deus. Quando se fala “Amai os vossos inimigos”, não entenda como amá-lo assim como você ama aqueles que são seus verdadeiros espíritos afins, sejam eles familiares ou amigos, mas sim tratar com respeito aqueles que vos fere, manter-se distante e  principalmente desprender de sentimentos ruins que não são saudáveis para nenhuma das partes.

Essa frase também simboliza amor e o valor da humildade, pois panter-se orgulhoso por uma falsa ideia de Honra ferida por aquele que lhe fez algum mal só fará você, ofendido se aproximar do ofensor, o inimigo. Entende-se, portanto como inimigo aquela pessoa que não está te fazendo o bem, seja com palavras ou atitudes, que por ventura possa estar próximo de ti, podendo ser no trabalho, na escola ou até mesmo dentro de casa.

“…a vingança constitui indício certo do estado de atraso dos homens que a ela se dão e dos Espíritos que as inspirem….”

Nesse trecho do capítulo entendemos que o ressentimento, o orgulho e o egoísmo, que tendem a gerar no interior de alguns a ânsia por vingança, se torna uma prova do retrocesso da existência.  Ferir alguém com palavras e atitudes pode ser ainda pior, pois prolonga um essa energia densa, e o rebater o mal com o mal, sendo que o amor que deveria ser a sua resposta contra aqueles que querem se atingir.

A vingança pode fazer com que dois espíritos perpetuem essas agressões levando esse mal através das encarnações. Espíritos desencarnados que querem saldar o mal que sofreram, além de não aceitar ajuda da espiritualidade amiga, pode ficar como obsessor daquele que tanto quer vingança. Esse vínculo tão negativo pode fazer com que os envolvidos tenham que resgatar essas dívidas e atrasos juntos em encarnações que deverão ser aprendidos o amor e o respeito um pelo outro.

Podemos evitar o avanço de tanto mal, violência e energias ruins amando. Retribuir qualquer ofensa com paciência e perdão, sem se sentir ferido e ameaçado por um inimigo que pode receber o amor de uma pessoa humilde com energias boas que está próxima de Deus e daqueles espíritos de luz que te auxiliam para a sua evolução e o desprendimento do orgulho e do egoísmo.    

 

Fontes: Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XII: Amai os vossos Inimigos. Imagem retirada da página Mensagens com Amor do Pinterest.

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Amai os vossos inimigos – Nova Mente

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat