Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo

Allan Kardec, o Codificador da Doutrina dos Espíritos foi um notável filósofo, pedagogo, autor e tradutor francês. Dia 3 de outubro de 1804 nascia, na cidade francesa de Lyon, Hippolyte Léon Denizard Rivail, que adotou posteriormente o pseudônimo aconselhado pelos espíritos comunicantes. 

Ao lado de sua esposa Amélie Gabrielle Boudet, Allan Kardec passou longos anos de sua vida dedicados aos estudos e pesquisas nas áreas de ciências naturais.

A trajetória do Espiritismo ganha vida quando chega até Kardec as histórias das mesas girantes, protagonizadas pelas Irmãs Fox. Com essas manifestações físicas, por meio dos Espíritos, se inicia todo trabalho de pesquisa dos fenômenos mediúnicos.

As reuniões mediúnicas eram testemunhas das comunicações dos Espíritos. Através das psicografias e psicofonias pode-se compreender e coletar material suficiente para várias obras.

O Livro dos Espíritos foi o primeiro das 5 obras básicas, também conhecidas como Pentateuco Kardequiano. Na sequência foram publicados, nesta respectiva ordem, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

O Codificador da Doutrina dos Espíritos fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e a Revista Espírita. Esta última com a finalidade de relatar suas pesquisas.

Denominado “o bom senso encarnado” pelo célebre astrônomo Camille Flammarion, Allan Kardec desencarnou aos 65 anos, a 31 de março de 1869.

Gratidão Kardec!

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Como Allan Kardec pensava? – A Filosofia Espírita | Filosofando

Parte 1

 

 

Parte 2

 

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat