A Responsabilidade e o livre-arbítrio | Café com Cristo

A Responsabilidade que temos por nossos atos coloca um certo peso nas escolhas, no nosso livre-arbítrio. O psicólogo e comunicador Ildo Rosa refletiu sobre essas questões no programa Café com Cristo, transmitido pela Rádio Boa Nova.  

Ouça o programa completo no áudio abaixo: 

Ildo Rosa reflete a princípio sobre a responsabilidade que temos perante a vida e a sociedade. Ele reflete sobre nosso comportamento com pessoas próximas, família. Mas, também somos responsáveis espiritualmente por nossas escolhas atitudes. 

O comunicador continua também os estudos da obra “Caminho, Verdade e Vida”, com o capítulo 82, Madeiros Secos. Ele faz assim a leitura de Lucas, capítulo 23, versículo 31, e ainda a análise de Emmanuel sobre o tema. 


“Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?”
Jesus. (LUCAS, capítulo 23, versículo 31.)

 

Confira o Café com Cristo no áudio acima. 

 

A Responsabilidade e o Livre-Arbítrio

 

Somos responsáveis por nossos pensamentos, palavras e ações, direta e indiretamente. Entretanto nosso livre-arbítrio nos proporciona algo além do imaginário de liberdade que quase sempre permeia na ideia de liberdade. 

Possuímos assim a possibilidade de escolha. E encontramos, portanto, um cenário perfeito para exercitarmos nossa racionalidade e conhecimentos. Essas experiências nos proporcionam crescimento espiritual. 

Entretanto, é certo os erros durante esse processo de aprendizado e a responsabilidade sobre eles. Será necessário compreendê-los, absorver os aprendizados e a partir desse conhecimento, agir de forma assertiva. 

Não podemos colocar nesse processo de compreensão e aprendizado do livre-arbítrio e da responsabilidade um peso excessivo. É necessário equilíbrio, razão e principalmente o autoperdão para obter o crescimento espiritual. Somos seres ainda em evolução, errar é natural para podemos aprender, mas é válido lembrar que somos responsáveis, tanto pelos erros como pelos acertos. 

 

Ouça também:

Há muitas moradas na casa do pai | O Espírito e o Tempo

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior. 

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat