A Paciência: “Sede, pois, pacientes, sede cristãos” 

A paciência é, como o próprio Evangelho Segundo o Espiritismo nos lembra, uma caridade. É portanto, uma virtude divina, cristã, que nos demonstra elevação. É difícil sermos pacientes, seja com os outros, com si próprio e principalmente com a vida. 

Em reflexões perdidas e pensamentos soltos nos deparamos questionando Deus e os caminhos os quais estamos. Tenha uma Fé inabalável, pois Deus está contigo sempre. O tempo de Deus guarda mais ensinamentos do que possamos ver com olhos ainda tão terrenos e materiais. 

Tudo em nossa vida é um aprendizado e um caminho traçado a partir de escolhas e necessidades. O livre-arbítrio proporciona para alguns a pressa e o imediatismo de fazer tudo aquilo que deseja sem passar pelo filtro da razão. Mas meu caro, o tempo é paciente e a vida sempre nos oferta com a oportunidade de aprendizado. 

Se aquele com quem comunga lhe aflige, o perdoe, lhe oferte paciência. É imprescindível que tenhamos claro tais virtudes crísticas a fim de caminharmos ante a misericórdia de Deus. 

Lembre-se que ainda temos o que expiar e provar nessa Terra. Somos espíritos ainda em evolução e possuímos em nós questões a serem aprendidas. Nos depurarmos moralmente leva tempo e esforço de nossa parte, portanto, quando a paciência parecer penosa, lembre-se de galgar de forma meritória seguindo nosso Mestre e Modelo, Jesus. 

Tenha também a paciência com si próprio. Entenda que você é um ser em evolução. Não se martirize com falhas, mas busque o aprendizado que elas proporcionam. Se conheça melhor, olhe pra dentro de si. Busque o amor dentro de sua essência. Plante as sementes das mais belas flores e tenha paciência ao cultivá-las. Regue-as todos os dias, cuide bem das pequenas mudas que começam a nascer e quando menos perceber, terá um lindo jardim, o jardim de virtudes em seu coração. 

Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo (Cap. Bem-aventurados os mansos e os pacíficos – item A Paciência)

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior.

 

Clique no link e apoie a TV Mundo Maior na divulgação dos ensinamentos do Mestre: feal.colabore.org/

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat