A Paciência e a perseverança | Entre Amigos

A Paciência foi o tema da mensagem lida pelos comunicadores Paula Zamp e Adilson Ferreira durante o programa Entre Amigos, transmitido pela Rádio Boa Nova. Ouça abaixo o programa completo: 

A princípio, Paula e Adilson interpretam essa linda mensagem que conta a história de rãs que caíram em uma jarra de leite. É mostrado assim os contrapontos existentes entre a paciência e a impaciência e como podemos perseverar diante das situações. 

Portanto, a mensagem reflete que a paciência, por mais difícil que seja colocá-la em prática, será a única maneira para suportarmos determinados problemas e encontrarmos a solução!

Ouça o programa no áudio acima e confira a mensagem completa. 

 

A Paciência

 

Passeando distraidamente sobre o móvel da cozinha, naquela casa onde constantemente elas conseguiam entrar por uma janela aberta, duas rãs acabaram caindo dentro de uma jarra cheinha de leite fresco.

Uma dessas rãs era grande e forte, mas impaciente.

-Ah, não … o que que é isso?!?! Morrer dentro de uma jarra de leite!!! Não mesmo … Vou sair já, já daqui.

Então essa rã como era muito forte começou a se debater de forma insana, aparentemente sem qualquer possibilidade de sair daquela jarra.

A outra rã era pequenina e frágil, porém, equilibrada, serena, paciente, estava com medo, mas bem mais tranquila, então disse:

– Ah, que situação a nossa!!! Dentro de uma jarra de leite!!! Hummm…acho que irei analisar a situação para ver o que posso fazer.

– Oh, rãzinha tola … não entendo você. Estamos para morrer dentro de uma jarra de leite e você fica aí pensando??? Faça alguma coisa para nos salvar, por favor!

– Calma! Calma! Estou pensando no que fazer …

– Pensando, pensando, … o que é isso? Pensamento não salva ninguém!

Não, não, eu irei me debater mais forte, ficarei pulando, pulando feito um louco, … tenho que sair daqui de qualquer jeito. Agora não é hora de pensar, é hora de agir, sua tola!

Mas a rãzinha frágil, com suas patinhas pequeninas, não conseguia mais que leves movimentos, mas os movimentos necessários para manter-se na superfície.

Ah! Ambas já desconfiavam que cedo ou tarde poderiam até mesmo morrer. E então aquele pequenino e frágil serzinho, dizia para si mesma:

– Hummm… Acho que o mais logico é raciocinar! Ah!… se realmente chegou a minha hora, eu devo aceitar, mas irei ficar calma para pensar, por enquanto estou viva e irei pensar… pensar… qual será a melhor saída.

– Socorro, socorro! Me tirem daqui! Alguém me ajude! Socorro, socorro!

E assim as duas passaram a noite – uma na tentativa desesperada de se salvar a qualquer custo, e a outra serenamente buscando a melhor saída e, até mesmo, aceitando com tranquilidade à ideia de perder a vida.

Exausta com tanto esforço a noite toda, a rã estressada não aguentou e morreu afogada. Enquanto isso, a rãzinha mais inteligente e mais calma, pensando…pensando… conseguiu boiar a noite inteira – e quando, na manhã seguinte, achou que a morte estava próxima, reparou que os movimentos de seu companheiro de aventura, durante toda a noite haviam lhe proporcionado a salvação:

– Meu Deus! Coitado do meu amiguinho estressado, estava tão desesperadinho nessa jarra de leite, e não aguentou! Mas agora eu só posso agradecer a Deus que fez um milagre, pois o leite está duro, e eu conseguirei sair!

Pois é, em razão da rã estressada ter se debatido tanto durante toda a noite, o leite virou manteiga, então tudo o que a rãzinha pensante teve que fazer para se salvar foi, pular para fora da jarra, sã e salva!

Existem certas horas em que a paciência, por mais difícil que seja colocá-la em prática, será a única maneira para suportarmos determinados problemas e encontrarmos a solução!

 

Estude mais sobre a paciência no capítulo IX da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Ouça também:

A Meditação e o Controle da Mente | Evoluir

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat