A Influência dos Espíritos nas Guerras

A Influência dos Espíritos nas Guerras

A influência dos Espíritos nas Guerras é uma realidade reportada na obra de Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos.

As tensões entre potências, guerras civis e disputa por território não são apenas conteúdos da matéria de história, pois esta é uma realidade enfrentada por vários povos, com muita tristeza, medo e também o ódio nos conflitos.

Mas infelizmente ocorrem em nosso tempo vários conflitos ao redor do Mundo. Muitos deles são noticiados como estatísticas e análises políticas de interesses.

Perde-se, por vez, a forma humana e a condição digna para viver e progredir em um ambiente sociável. A partir deste ponto é possível analisar a influência dos Espíritos nas Guerras.

O movimento evolutivo dos espíritos, tal qual do Planeta Terra, gera naqueles ainda inferiores uma ação para dificultar o progresso levando o vulgo ao estado de barbárie primitiva, como visto na questão a seguir:

  1. Que é o que impele o ser humano à guerra?

“Predominância da natureza animal sobre a natureza espiritual e transbordamento das paixões.”

Envoltos por uma chama irracional, povos inteiros já foram cegados para garantir pouco a seus líderes. O Orgulho ferido e um nacionalismo prepotente pode enrijecer fronteiras e criar muros que perpetuam o silêncio, a miséria e os problemas vividos com frequência por parte da humanidade.

Certamente tais situações, se não servem como expiações, podem representar aprendizados para a encarnação da vítimas e inocentes. Mas, aos que suscitam a guerra para proveito próprio, de muitas existências lhe serão necessárias para expiar o sangue de milhares de inocentes que morreram para satisfazer à sua ambição vil.

Alias, hoje os interesses podem ser milionários, antes talvez sobrevivência. Em nota de Allan Kardec na questão 541 podemos refletir sobre as grandes epopeias. Por de trás dos heróis haviam Apolo, Atena, Ares, ou seja, alegorias representativas para a inspiração deste ou daquele povo.

Assim, eram esses deuses simplesmente Espíritos que acompanhavam os encarnados nas guerras e lhes foram atribuídos nomes mitológicos.  Alguns inclinados ao bem com o intuito de contribuir com luz e esperança, esperando o mais depressa a paz, como na próxima questão:

  1. Durante uma batalha, há Espíritos assistindo e amparando cada um dos exércitos?

“Sim, e que lhes estimulam a coragem.”

Em uma interpretação poliana, ou seja, sem maldades, a coragem que os Espíritos Superiores se referem não seja uma brutalidade instintiva, mas sim a moral e a firmeza ante um cenário facilmente desestabilizador.

Os Espíritos nas Guerras também podem optar pelo lado da injustiça servindo à discórdia e causando destruição, influenciando e intuindo grandes líderes aos conflitos.

As correntes da espiritualidade superior vigia e acolhe aqueles irmãos vítimas de guerras. Eles também intuem quando possível os dirigentes mundiais encarnados aconselhando ao diálogo, a compreensão e a paz.   

Aos espíritas cabe muita prece e vigia em relação aos pensamentos e a energia emanada. Contribua para uma atmosfera luminosa e em oração fortaleça as correntes espirituais de luz contribuindo para a estabilidade e o progresso de nosso planeta Terra.

 

Para saber mais sobre os Espíritos nas Guerras, assista:

O Mundo invisível e a Guerra – Filosofando

Parte 2

Parte 3

Fontes: O Livro dos Espíritos, perguntas 541 à 548 e 746 à 751. Imagem ilustrativa retirada de adressa.


Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat