A Dependência Emocional | Além da Matéria

A Dependência Emocional foi o tema abordado por Marcos Leão no programa Além da Matéria, transmitido pela Rádio Boa Nova. O Comunicador faz assim, as seguintes perguntas: Em qual circunstância você está vivendo? Sente-se feliz ao lado das pessoas que ama? Consegue fazer escolhas e tomar decisões? Precisa de elogios? Sua felicidade depende de outras pessoas?

Confira a reflexão do tema no áudio abaixo: 

Marcos Leão fala, a princípio, sobre as causas da dessa dependência, como por exemplo a insegurança. Mas ele explica que, geralmente um dependente emocional encontra dificuldades no processo de escolhas e possui um medo em não ser amado. 

Já os sintomas são sinais que podem nos auxiliar no processo de reversão dessa a dependência emocional. São padrões de comportamento e atitude, os quais devemos nos questionar e buscar o autoconhecimento a fim de nos modificarmos. 

Ouça o programa completo sobre A Dependência Emocional no áudio acima. 

 

 Amai o próximo como a si mesmo

 

Para amarmos o nosso próximo e praticarmos os ensinamentos de caridade presentes no Evangelho é necessário amarmos a nós mesmos. Isso implica, portanto, em diversos fatores de cunho moral e foro íntimo. 

É preciso cuidar de si e do seu amor por si mesmo. Para perdoarmos o próximo, devemos nos perdoar, para auxiliarmos a caminhada evolutiva do próximo, é preciso compreender os nossos próprios caminhos. 

Depender emocionalmente de outra pessoa é abdicar da capacidade própria de enfrentar a vida e se amar. Sendo assim, como poderia uma grande embarcação sobreviver a uma tempestade com apenas uma vela, ou apenas uma pessoa na tripulação. 

Devemos possuir várias coisas em nossa vida que nos motive a caminhar pelas tempestades. Assim como um grandioso castelo, devemos possuir várias torres que o protegem e o sustentam. Isso faz com que nenhuma seja sobrecarregada, ou então, com que você não dependa exclusivamente apenas de uma torre. 

Ame-se para amor ao próximo. E compreenda que a dependência emocional existe e ela faz mal principalmente para o dependente.

Ouça também:

Solidão, um mal do século | Ação 2000

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior. 

 

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

deixe um comentário

WhatsApp chat