5 Dicas do Kardec para Evoluir usando as Mídias Sociais

É uma tarde fria na França. Kardec anda pela cidade movimentada de Paris. De repente, ele pega de dentro do paletó seu celular e tira uma selfie na frente da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Ele posta com a hashtag #PartiuCodificar.

No momento em que ele publica, um hater comenta, chamando Kardec de um herege.

Fortier, seu parça do magnetismo comenta, “cara, vamos fazer uma live hoje?”

Meio maluco pensar nesse cenário, né? Mas será que Kardec, estaria nas mídias sociais se ele estivesse encarnado entre nós? Eu tenho plena certeza que SIM! Com 5 obras básicas, 12 volumes da Revista Espírita – totalizando 144 revistas publicadas –  não é a toa que ele tinha como objetivo explanar os mais variados assuntos e utilizou os meios que ele tinha para fazer isso na época.

Se você é espírita assim como eu, quero propor aqui uma reflexão de como você usa seu tempo nas mídias sociais através de 5 dicas do Kardec pra ajudar a gente a evoluir:

  • Kardec estaria aqui com um propósito, não como um meio para passar o tempo.

Kardec não seria só mais um troll comentando aleatoriamente e criando caso para todo tipo de post, passando mil horas conectado scrollando a timeline (algo que preciso sempre me policiar!). Ele teria um único objetivo: o de expandir a Doutrina Espírita com responsabilidade. “Roubartilhar” conteúdos alheios e postar sem dar os devidos créditos às páginas originais, de longe não condiz com o caráter do codificador, que fez questão o tempo todo em não personificar a doutrina em nome dele. P.S.: Por isso falamos Espiritismo e não, Kardecismo.

  • Kardec seguiria, compartilharia e repostaria muita coisa boa de pessoas que não são espíritas.

Se o próprio parça de Kardec, Camille Flammarion disse que ele era o “bom senso encarnado”, acredito que ele seguiria pessoas de crenças diversas, com o objetivo de espalhar a boa nova, especialmente com a intenção de promover discussões importantes, assim como foi a coleção da Revista Espírita. Lembremos sempre que Espiritismo é dos espíritOS para as pessoas e não para os espíritAS.

  • Kardec optaria por ter uma presença digital equilibrada

Disciplinado e focado em sua missão, duvido que Kardec se sentiria obrigado a responder a todas as postagens ou a responder o zap “prontamente”. Ele não permitiria que sua presença digital o distrairia de sua missão em codificar as obras básicas. Kardec certamente não permitiria que as mídias sociais o controlassem. Ele não ficaria se comparando com a vida de ninguém, (difícil, eu sei, mas não deveríamos!) #fikdik

Descubra as outras 2 dicas completas lá no perfil do Instagram, siga: @espiritalks!


Lembra de alguma outra dica que Kardec sugeriria? Comenta aqui embaixo!

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Escrito por: Ana Talavera

Estrategista Digital, formada em Comunicação Social com MBA em Digital Data Marketing pela FIAP. Secretária de Comunicação da 1ª Assessoria do Departamento de Mocidades da USE/SP e dirigente da mocidade Geração Jovem no Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz. É co-criadora e administradora do canal Meninas Espíritas e do perfil @espiritalks no Instagram.

 

Para saber mais sobre outro assunto relacionado ao tema, assista:

Ensinamentos de Jesus e de Allan Kardec – Abrindo a Bíblia

Parte 1

Parte 2

Parte 3

 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat