Artigos

Paulo de Tarso e a Caridade

Enviado em 7 de julho de 2014 | No programa: Espiritismo no Lar | Escrito por Carla Mendrot | Publicado por TV Mundo Maior

paulo de tarso e a caridadeO que Paulo de Tarso e a caridade podem nos trazer como ensinamentos a respeito deste dom sublime?

Na carta de Paulo aos coríntios, o apóstolo explica o quão sublime é este ato de amor. No capítulo 13 ele diz:

Se eu falar a língua dos homens e dos anjos e não tiver caridade, eu sou como o metal que soa ou como o sino que fine. E se eu tiver o dom da profecia e conhecer todos os mistérios e quando se pode saber; e se tiver a fé, até ao ponto de transportar montanhas e não tiver caridade, não sou nada. A caridade é paciente, é benigna. A caridade não é invejosa, não é ambiciosa, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. ” (Paulo, I Coríntios, 13)

Entendemos aqui que Paulo compreendeu tão profundamente esta verdade que ele até coloca a caridade acima da fé, porque, para ele, esta bondade está ao alcance de todos e sem exceção. Por exemplo, o paupérrimo pode ajudar o bilionário, tal como este faria com o rico, afinal, nas qualidades do coração não existe distinção, por isso Paulo afirma: “Fora da caridade não há salvação…”

 

A caridade, entendo eu, ser uma pratica do coração, uma atitude que envolve amor, lealdade e desprendimento. Por isso Deus nos ensina a amar o próximo, seja quem ele for e, assim, na música Monte Castelo, o cantor Renato Russo sintetiza a pratica orientada por Paulo: “Ainda que eu falasse a língua dos homens, que eu falasse a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria

Acredito que é exatamente assim que devemos pensar, para poder agir. Amar e ser leal mesmo diante do sofrimento, porque a verdadeira caridade é pura e sublime, não é seletiva. Não tem cheiro nem cor e sempre nos torna melhor.

 

Jether Jacomini Filho traz o tema “Lei de Amor e Caridade”, em palestra gravada no Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz para o programa Espiritismo no Lar. Confira:

Comments

comments

Deixe seu comentário:


Clique aqui