TV Mundo Maior A vaidade está presente em seus atos? - TV Mundo Maior

Artigos

A vaidade está presente em seus atos?

Enviado em 16 de outubro de 2017 | Publicado por TV Mundo Maior

Devemos sempre vigiar nossos atos, pois eles são as causas dos caminhos em nossas vidas. A vaidade é ação de em que o indivíduo alimenta uma falsa superioridade do seu próprio ser, seja fisicamente, intelectualmente ou moralmente.

A falsa relação entre não ter vaidade significar não ter amor próprio está ligada a presença, ou não, da humildade. O amor próprio é o cuidado com o corpo, sentimentos e a autovalorização, já os excessos e a sensação de superioridade são características de pessoas vaidosas.

A falta de humildade no caso da vaidade impede que o indivíduo aprenda com o próximo, perdoe ou peça perdão, e principalmente admita seus erros. A necessidade por superioridade faz com que os atos sempre estejam relacionados ao reconhecimento e divulgação da imagem, mesmo os atos que possam parecer caridade e generosidade podem representar atitudes vaidosas sem interesse real pelo próximo.

A vaidade pode gerar um pré-julgamento, a qual o indivíduo seleciona quem ele quer ajudar, ouvir, perdoar e admitir o erro. A vaidade se impõem diante da igualdade dos seres fazendo com que a pessoa vaidosa sempre busque situações as quais ela, de alguma forma, seja valorizada. O erro do vaidoso sempre é irrelevante, porém esse indivíduo sempre irá julgar as falhas alheias.

É necessário o amor próprio, o amor ao próximo e principalmente o amor em Deus. Vigiar os atos e sempre fazê-los com as intenções mais honestas e sinceras para o bem das pessoas. A vaidade impede a evolução, o aprendizado moral e intelectual atrapalhando o avanço espiritual. Humildade para ouvir, agir e se colocar junto as pessoas, além de amar; são esses os principais elementos em nosso caminho do progresso, lembrando sempre de fazer a caridade para o próximo, nunca para reconhecimento próprio.   

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

A vaidade do Ser Humano – Oficina da Mente

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

 

Fonte: Imagem ilustrativa retirada de mitrah.com.br.

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

 

 

 

Comments

comments

Deixe seu comentário:


Clique aqui