TV Mundo Maior Máxima do orgulhoso: Amai o “Eu” como a si mesmo - TV Mundo Maior

Artigos

Máxima do orgulhoso: Amai o “Eu” como a si mesmo

Enviado em 14 de novembro de 2017 | Publicado por TV Mundo Maior

O orgulho é um sentimento exagerado de amor próprio gerador da arrogância, egoísmo e soberba. Sua ação é direta na vida, pois prejudica as relações com o próximo e o avanço de sua elevação moral.

Seria muita pretensão acreditar estarmos certos de tudo. Talvez o orgulho não só impede a evolução espiritual quanto o progresso intelectual. Sempre que questionado, o orgulhoso jamais cederá em sua opinião.

Devemos aprender a trabalhar nosso orgulho e perdoar as pessoas. O pouco que nos fizeram, provável que inconsciente ao ato, ainda parece muito por não deixamos o orgulho de lado. Sentir-se ferido bloqueia a entender nossos irmãos, suas dificuldades e como podemos ajudar.

A caridade é o ato de maior bondade para a quebra do orgulho e egoísmo. É necessário mostrar-se amoroso para pessoas orgulhosas que apenas irão perceber o excesso do “Eu” quando passarem a pensar no próximo.

Não coloque suas dores acima das dores do próximo. Será um ciclo sem fim se não passar a olhar o mundo exterior pensando em seu irmãos com sentimentos caridosos.

Aos que te magoaram, perdoe; ao que esquecem de ti, lembre deles; quando se sentir só, corra e abrace alguém. É necessário amor para lidar com as pessoas e caridade para lidar com o interior íntimo de cada um. O orgulho não pode nos guiar.

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Orgulho e Inveja se combatem com Caridade – Filosofando

Parte 1 

Parte 2

Parte 3

Fontes: Imagem ilustrativa retirada de amenteemaravilhosa.

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

Comments

comments

Deixe seu comentário:


Clique aqui