TV Mundo Maior Como espalhar o amor com a abnegação? - TV Mundo Maior

Artigos

Como espalhar o amor com a abnegação?

Enviado em 22 de agosto de 2017 | Publicado por TV Mundo Maior

A rotina das pessoas está cada vez mais atribulada com tarefas do trabalho,  da casa, ou com a organização da família.

Muitas vezes somos consumidos pela falta de tempo e quando nos sobra um espaço livre em nossa semana tratamos de colocar alguma necessidade, a qual já estávamos preocupados de não conseguirmos realizar. Entretanto esquecemos muitas vezes de nos preocupar com o próximo e se estamos praticando a caridade.

Para nos doar às pessoas é necessário abdicar um pouco de si mesmo e principalmente da matéria que nos liga ao mundo e nos faz esquecer de amar. No Livro dos Espíritos a pergunta 912 questiona qual meio seria eficiente para combater o predomínio da natureza corpórea e Allan Kardec obtém a seguinte resposta: “Praticar a abnegação”.

“Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.”

Jesus (Lucas, 17:10.)

A prática da abnegação é o agir além dos deveres dentro de uma sociedade e de sua encarnação, pois é o passo seguinte ao da caridade que nos proporciona o desprendimento do supérfluo e nos permite uma conexão com o amor, elemento fundamental para olharmos o mundo de uma maneira diferente e priorizarmos o bem da pessoas.     

Quando somos altruístas conseguimos olhar para as reais necessidades das pessoas e perceber que temos muito e que podemos repartir, seja os bens materiais, quanto o tempo ou uma palavra doamos não como dever e sim como sentimento solidário. No Evangelho Segundo o Espiritismo encontramos no capítulo XIII  explicações sobre a prática da caridade e o trecho a seguir nos mostra o bem a nós mesmos sobre a prática da abnegação:

“…A piedade, a piedade bem sentida é amor; amor é devotamento; devotamento é o olvido de si mesmo e esse olvido, essa abnegação em favor dos desgraçados, é a virtude por excelência, a que em toda a sua vida praticou o divino Messias e ensinou sua doutrina tão santa e tão sublime….”

O altruísta é aquele que ama, e ama mais ao próximo que é capaz de esquecer de suas necessidades para colocar o outro como prioridade de auxílio. O amor que nos move ao ato de abnegação é capaz de despertar a esperança e propagar para o mundo essa força de amar ao próximo gerando pessoas cada vez mais perto da prática das vontades do nosso Mestre Jesus.

 

Fontes: Livro dos Espíritos; Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. XIII. Imagem retirada de conceito.de

 

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Qual a importância da solidariedade? – Filosofando

Parte1

Parte 2

Comments

comments

Deixe seu comentário:


Clique aqui