TV Mundo Maior Como começar a reforma íntima? - TV Mundo Maior

Artigos

Como começar a reforma íntima?

Enviado em 12 de setembro de 2017 | Publicado por TV Mundo Maior

(Imagem: Perola Negra)

Afinal, por que é tão difícil fazer a reforma íntima? Até mesmo para as pessoas que estudam a doutrina espírita a muitos anos, e sabem do valor que é se cuidar por dentro, não criam coragem para seguir esse caminho.

Acreditam que é algo de “outro mundo” e, por não terem uma evolução moral alta, nunca iriam chegar tão perto de dar apenas o primeiro passo, ou simplesmente, por comodidade. Não se esforçam para se modificar.

Mas saiba que todos nós somos totalmente aptos a realizar a reforma íntima, não existe ninguém que não possa evoluir; a lei do progresso é para todos. Então, comece agora a se transformar, use todas as suas forças e crie disposição. Dessa disposição para aprender surge a descoberta de que o principal foco de aprendizado é você mesmo.

Você deve se conhecer, pois és universo a ser explorado. Suas emoções e sentimentos oferecem um riquíssimo e fascinante campo de pesquisa. Também é preciso ser corajoso para enfrentar os aspectos mais sombrios de si mesmo, por meio de uma fria e detida observação, mas sem julgamento, sem condenação.

Se você conseguir conhecer e compreender melhor a si mesmo, provavelmente mudará uma série de hábitos. Sem muito esforço, sem sofrimento. Pois notará que muitos de seus costumes e pontos de vista atuais não são verdadeiramente seus. Foram adotados por você em algum momento; ou por desconhecimento de algo melhor, ou por imitação de alguém que você admirava, ou como exigência da sociedade. Você automatizou diversos comportamentos que não têm nada a ver com você, com o que você realmente quer, com o que você realmente acredita.

Você não se tornará um modelo de perfeição se conseguir realizar isso. Vai continuar sendo humano. Com algum esforço, ficará dez por cento melhor do que é hoje. Você acha pouco? Esses dez por cento são suficientes pra fazer a diferença. Num concurso público, a diferença entre um classificado e um desclassificado é muito, muito menor que isso. Mesmo assim, é ela que decide uma carreira e tudo o que ela acarreta. Você não irá se livrar dos erros que já cometeu. Se perdoe pelos erros cometidos. Isso lhe dará mais coragem e humildade para lidar com os equívocos que ainda estão por vir. Aceite-se, ame-se. Permita-se começar de novo.

A maneira mais eficaz de evitar erros e promover acertos é estar sempre ligado e comprometido consigo mesmo. Você deve vigiar, controlar e orientar seus pensamentos. Você lembra que tudo começa pelo pensamento? Sei que não preciso dizer, mas é bom reforçar. Tudo o que existe nasceu de um pensamento. Os ideais, as tecnologias, todos os progressos materiais são frutos dos bons pensamentos colocados em prática.

Reeduque sua mente, ensine-a a pensar. Adquira o hábito de orar. Com ou sem palavras. É a maneira que temos de nos conectarmos com o que há de mais elevado. Não é preciso dizer, também, que só oração não basta; é preciso trabalho. Fazer de cada dia um dia produtivo; de cada hora, uma hora útil. Se for útil a mais alguém além de você, melhor ainda.

Um cuidado que devemos ter é não querer que todos mudem conosco, que todos sigam nosso exemplo. Você sabe, cada um tem o seu tempo. Por isso é necessário ser tolerante. E gostar de si mesmo. Acho que nada é mais urgente do que amar a si mesmo. Aceitar que erramos, que nossa trajetória contém erros e acertos. Valorize sua história.

(Fonte: Espírito Imortal)

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Reforma íntima – A caminho da luz

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

 

Comments

comments

Deixe seu comentário:


Clique aqui