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10 dicas para lidar com o estresse

Enviado em 9 de novembro de 2017 | Publicado por TV Mundo Maior

O estresse e a ansiedade atingem uma grande parte da população, independente de sua intensidade. Considerado por muitos especialistas um mal do século a violência, rotinas intensas e o trabalho contribuem para o aumento de índices nas cidades grandes, como São Paulo.

Taquicardia, cansaço frequente, insônia, falta de ar, irritabilidade; esses são os sintomas mais frequentes sentidos por pessoas com ansiedade e estresse. A persistência deles e o acúmulo de problemas pode gerar uma depressão. As terapias com psicólogos profissionais contribuem muito para o equilíbrio emocional, não deixe de procurar especialistas.

Confira algumas dicas para lidar com o estresse em seu dia a dia:

 

  1. Organização

Em casos de estresse e ansiedade algumas coisas se tornam confusas. A organização é fundamental para controlar o estresses, afinal pequenas tarefas podem parecer dificuldades extremas quando está irritado. Acostume-se a fazer listas e organizar seus horários e dias conforme a prioridade de seus afazeres. Ordenar objetos e o ambiente também contribuem com o visual para eliminar a confusão.

 

  1. Não ceda ao perfeccionismo

Ninguém nesse mundo é perfeito, portanto não se cobre para isso. O perfeccionista aplica o controle excessivo sobre o mundo exterior piorando o seu estado psicológico. Nesses casos é necessário procurar um especialista.

É importante não confundir organização e perfeccionismo. Organizar é ter a ciência sobre as situações, já o perfeccionismo é controlar as situações e as pessoas e exigir de si mesmo uma perfeição que não existe. Seja você mesmo e apenas organize.

 

  1. Aceite o que não pode mudar

A resignação é importante diante de problemas que não podem ser mudados. Não importa o quanto se estresse, há coisas que não estão sob o nosso controle. É prejudicial ficar pensando e gastando energias com situações imutáveis. A opinião das pessoas, por exemplo, não pode ser controlada. Aprenda a lidar com os problemas e as situações que não concorda, e não pense no que poderia ser e sim como realmente é, para então poder resolvê-lo.

 

  1. Olhe de forma diferente

Não deixe situações de estresse te prejudicarem. A pressão e a raiza podem gerar a ansiedade e insegurança. Não fique acuado e nem se deixa influenciar por essa energia. A situação pode estar sob controle, basta apenas se acalmar e usar suas forças para dar o seu melhor diante dos problemas. Não de desestabilize.

 

  1. Não alimente pensamentos ruins

Quando os problemas, a ansiedade e o estresse tomam conta de você sua mente fica suscetível às energias ruins. Não deseje o mal em pensamento, nem ceda ao medo. Controle-os para não se estressar com facilidade.

 

  1. Ocupe os pensamentos

Para não alimentar pensamentos ruins concentre-se em atividades satisfatórias. Pratique algum hobby, exercícios ou meditação. Concentre 100% de sua mente em algo que goste e reserve um tempo para seu lazer.

 

  1. Respire fundo  

Muitas vezes no momento de raiva e ansiedade a respiração acaba ficando ofegante. Quando controlamos a respiração acalmamos o cérebro enviando oxigênio até ele. A calma nos ajuda a racionalizar as situações e perceber que o estresse e a ansiedade não são o caminho.

 

  1. Pratique exercícios

É importante para a saúde do nosso corpo praticar exercícios, e assim como já dissemos, é uma ocupação para a mente. Manter uma alimentação saudável também contribui para uma saúde geral. É importante procurar especialistas que irão prescrever exercícios e alimentações específicas para seu organismo.

 

  1. Uma ótima noite de sono

Dormir bem é muito importante para a saúde mental. O momento do sono é fundamental para o descanso e o desligamento com os problemas. Evite mexer no celular antes de dormir ou passar a noite com a televisão ligada. Qualquer distração pode atrapalhar um sono saudável. Casos de insônia devem ser relatados para especialistas.

 

  1. Fique com pessoas que te amem

É fundamental para seu equilíbrio psicológico estar perto das pessoas que você ame e te querem bem. O apoio da família e de amigos é uma ajuda a mais, porém lembre-se, apenas nós conseguiremos resolver os nossos dilemas, eles apenas são um apoio.

 

Que estas dicas possam ter contribuído de alguma forma em seu dia. E lembre-se tenha sempre fé em Deus, Ele nunca abandona.

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Quais são as técnicas para controlar a ansiedade? -Crescer você

Fontes: revistagalileu. Imagem ilustrativa retirada de setting.

 

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

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