TV Mundo Maior Estudando o Evangelho Segundo Espiritismo: O dever - TV Mundo Maior

Evangelho e Reforma Íntima

Estudando o Evangelho: O dever

Estudando o Evangelho Segundo Espiritismo: O dever

Enviado em 24 de maio de 2018 | Publicado por Leticia Lopes

Muitas pessoas se perguntam quais são os deveres que temos com as pessoas. O Evangelho Segundo O Espiritismo nos ensina que o dever é a obrigação moral que temos conosco e com os outros.

O que é a obrigação moral?

Em síntese, a obrigação moral consiste em ter a consciência despertada para o bem consigo mesmo e com as pessoas, seguindo o livre-arbítrio da forma mais salutar possível. O espiritismo nos instrui que o dever que vem do coração eleva o homem, pois é aquele feito com com sentimentos nobres e divinos. Porém, é preciso saber delimitar até onde podemos cumprir nossas obrigações com as pessoas.

“O dever começa, precisamente, no ponto em que ameaçam a felicidade ou a paz do nosso próximo, e termina no limite em que não desejaríeis ver transposto em relação a vós mesmos”.

 

Por que, algumas vezes, o dever com o próximo é tão difícil de se fazer?

O Evangelho nos apresenta uma visão plural sobre o mundo que vivemos. Muitas vezes, ficamos tão atribulados de desafios que não sabemos como prosseguir cumprindo nosso dever consigo mesmo e, em seguida com os outros.

Todos nós sofremos e sentimos dores grandes ou pequenas.  Mesmo assim, o Evangelho diz que são exatamente elas que nos elevam a patamares mais altos. Ninguém cresce sem dor e persistência. Assim é Deus na sua infinita misericórdia, criou os homens para a dor.

“A igualdade diante da dor é uma sublime previsão de Deus, que quer que os seus filhos, instruídos pela experiência comum, não cometam o mal, alegando o desconhecimento de seus efeitos”.

 

Dever é o guardião da razão

O dever cumprido é a forma de usar a nossa razão para cumprir nosso dever com as pessoas e criarmos um mundo cada vez mais elevado na escala evolutiva. Façamos o bem visando a coletividade e a nós mesmos.

Não é a toa que o capítulo O dever vem logo após a Parábola do Semeador. Nela, Jesus nos conta uma parábola sobre semear em terra boa, o que nos dará bons frutos.

Ou seja, as “sementes” descritas pelo mestre Jesus seriam as suas palavras. Isto significa que muitas pessoas recebem os ensinamentos de Cristo em palestras, reuniões de centros espíritas, entre outros locais, e não aplicam na sua própria vida o que foi aprendido.

Muitos ainda ficam curiosos pelo bem a princípio, mas indiferentes após passar um período de tempo. Reflitamos que todas as sementes que plantarmos terão frutos, sejam eles bons ou ruins. A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.

Fonte: Evangelho Segundo Espiritismo.

 

Para saber mais, Evangelho, acesse:

Prossiga – Cumprimento do dever

Comments

comments

Deixe seu comentário:


Clique aqui