Editorial

Vá Viver!

Enviado em 6 de junho de 2016 | Publicado por TV Mundo Maior

Do saguão do hotel às praias mais belíssimas, do restaurante ao refeitório da empresa, da reunião entre amigos ao jantar romântico. Lá está ele, registrando cada fração de segundo: o celular. Se utilizado com foco e equilíbrio, ele é capaz de diminuir distâncias e gerar importantes diálogos. Mas, em excesso, pode pôr fim a algo raro nos dias de hoje: os verdadeiros encontros.

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman diz que em tempos de Facebook e Twitter, perdeu-se a profundidade das relações; perde-se a conversa que possibilita a harmonia. Nas relações virtuais não existem discussões que terminem em abraços vivos, são mudas, distantes, começam ou terminam sem contato algum. Analisamos o outro por suas fotos e frases de efeito. Não existe a troca vivida. 

Ao mesmo tempo em que experimentamos um isolamento protetor, vivenciamos uma absoluta exposição. Não há o privado, tudo é desvendado: o que se come, o que se compra; o que nos atormenta e o que nos alegra.

E o amor, como se sustenta diante de tanto superficialismo? “O amor é mais falado do que vivido. Vivemos um tempo de angústia (…) onde tudo pode ser deletado. Estados todos numa solidão e numa multidão ao mesmo tempo.”

Por isso, meu caro leitor, te convido a desligar o celular, mesmo que por alguns instantes. Toda a tecnologia que temos hoje é solidão. Quando abrimos as redes sociais, fechamos uma porta dentro de nós e nos distanciamos do outro. Compartilhamos nossas melhores performances, mas deixamos de fora nosso coração, nossa emoção e nossa essência. Seja firme e resista a olhar freneticamente a lista de contatos. Sentiu-se sozinho? Fale com o outro, que está logo ali, do seu lado. Essa pessoa pode ser um novo grande amigo, ou quem sabe, o amor da sua vida.

Em síntese, é hora de reaprender a olhar nos olhos, de dar atenção à vida e ser feliz por não desperdiçá-la. Vá viver!

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Para complementar a sua leitura, assista ao vídeo “Look Up” e tire suas conclusões.

Texto escrito por Camila Garcia

Jornalista, pós-graduada em Comunicação Integrada e Marketing e apaixonada pelo mundo das letras. É redatora web na Agência TUTU e já atuou como assessora de imprensa, repórter e produtora de TV. Nas horas vagas, gosta de caminhar ao ar livre, bater papo com a família e os amigos, brincar com sua cachorrinha e estar em contato com a natureza. Faz aulas de ioga e cursos de espiritualidade e autoconhecimento, temas que a encantam e se tornaram sua principal linha editorial.

Comments

comments

Deixe seu comentário:


Clique aqui