Editorial

Se eleve através da Arte!

Enviado em 27 de janeiro de 2017 | Publicado por TV Mundo Maior

A Evolução humana através da arte

Se eleve através da ArteA utilização das artes e a sua importância para o desenvolvimento de aspectos mais complexos, como a linguagem, a inteligência, a expressão de emoções, e consequentemente para a nossa evolução.

Sabemos que as artes são utilizadas desde a época da pré-história, como forma de expressão, seja pela escrita, esculturas, pinturas, objetos feito de marfim, ossos, pedra e madeira  entre outros.E diante dessas expressões podemos constatar a evolução humana através dos tempos.

Umas das primeiras manifestações artísticas dos homens primitivos foram as “Mãos em Negativo”, onde eles usavam carvão, sangue, ossos triturados e folhas de árvores como tintas, e como pincel eles utilizavam os dedos ou ‘canudos’ feitos de galhos de árvores ocos. Eles sopravam o carvão em cima das mãos e após retirar a mesma, ficava a parte sem o carvão ou outro pó colorido, em branco (mão em negativo).

Assim, a arte pode ser entendida como um meio de comunicação, expressa e traduzida como a linguagem que faz entrar nas pedras, nas cores, nos objetos, nas palavras, uma série de sensações que traduzem diferentes significados existentes apenas através da percepção e interpretação de cada um, já existente há milhares de anos!

As  pessoas que utilizam a arte de uma forma geral, normalmente são intuídas pela espiritualidade, sabemos que o mundo em que vivemos atualmente não é único, da mesma forma a nossa fé nos mostra que não estamos sozinhos e, que de algum modo somos auxiliados pela espiritualidade nas nossas tarefas, no nosso dia dia.

Li essa citação num livro uma vez…

(  Um dia, quando o contemplava pintando em seu ateliê e gemendo de dor a cada pincelada, Matisse perguntou: – Auguste, porque continua a pintar, com tanto sofrimento? Renoir respondeu simplesmente: “A dor passa, a beleza permanece” ).

Matisse, disse “Eu sinto através da cor”, assim, define sua arte usando a cor como principal elemento de expressão em suas telas. Teve como precursor aquele que pra mim revela uma arte apaixonante, Vicent Van Gogh, pois também usou cores intensas para expressar tudo o que vinha na sua alma, ou seja, a emoção enquanto cor!

Na arte como um todo não é diferente, somos inspirados por irmãos espirituais, podemos transferir essas emoções e sentimentos, através das cores, da argila  e da madeira numa escultura e através de vários materiais onde podemos transformar em um objeto de beleza aos olhos físicos ou da alma.

Não precisamos necessariamente conhecer todos os conceitos e aspectos artísticos, mas é necessário entender que para qualquer Arte ser completa, precisamos depositar amor, dedicação e até mesmo uma pitada de ousadia.

Toda essa reflexão nos revela como um dos princípios da identidade da arte a nossa evolução, através dos tempos e de várias encarnações.

Enfim, também há outras formas diversas e noções de expressões artísticas, portanto ainda há muito que propor a refletir sobre a história das artes na nossa evolução, desde o seu o surgimento até a contemporaneidade. 

Deixo aqui uma matéria sobre a evolução do espírito, aqui temos a certeza que o espírito de um artista não tem idade.

 

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Ana Diniz

Ana Diniz

Formada em Artes Visuais pela UNIFIG – Guarulhos/ SP, e em Direção de Artes pela AIC- Academia Internacional de Cinema.

Atuou como Diretora de Arte do Filme Nos Passos do Mestre ,como assistente de figurino no Longa Causa e Efeito e a três anos é cenógrafa na TV Mundo maior.Nas horas vagas gosta de ler, dar aula de dança cigana uma forma de se conectar com a espiritualidade e de transmitir o bem estar para as mulheres, faz dança havaiana e pinturas em telas onde sente que a Arte e espiritualidade estão ligadas de vídeo.

Comments

comments

Deixe seu comentário:


Clique aqui