Editorial

Salve o seu dia com a meditação

Enviado em 16 de maio de 2016 | Publicado por TV Mundo Maior

São 6h15 da manhã. Frio, garoa fina e a espera pelo transporte público que parece nunca chegar. A cabeça ferve ao pensar sobre os problemas que terão de ser resolvidos durante o dia. Reunião com a diretoria, levar os filhos na escola, pagar as contas, terminar o relatório para o novo cliente, pensar no cardápio do almoço, agendar a consulta médica, estudar para a prova do concurso e comer voando para dar tempo de pegar o fretado.

Ufa! Com a correria do dia a dia, o estresse pode acabar sendo um fator muito presente na rotina das pessoas. Para combater isso, existem algumas técnicas que ajudam a obter mais calma, e a meditação é uma delas. Através desta atividade, é possível ainda melhorar a saúde física e a noite de sono, o que nos deixará mais dispostas e felizes.

Digo por experiência própria. Há cerca de cinco meses, tenho me dedicado a desenvolver o hábito da oração, respiração e meditação. Diariamente, pelo menos por 10 minutinhos do meu dia, me dou o direito de fazer uma pausa, sentir meu coração, a brisa ou o sol em meu rosto, sem cobranças. Tem dado certo. Mesmo após longos períodos de estresse e chateações, depois da meditação as preocupações se dissipam e eu me sinto bem mais tranquila e disposta.

Experimente. Defina um horário e local para fazer a meditação diariamente. Começar o dia em um estado de paz e silêncio irá fazer com que o resto do tempo se desenvolva bem melhor e dificultará que os problemas do trabalho, por exemplo, causem estresse em exagero. Procure um cômodo na sua casa onde você sabe que não será incomoda e que seja silencioso, ou numa praça, ao ar livre, depois daquela caminhada matinal.

Sente-se de maneira relaxada, com a postura reta. O mais indicado é ficar com os olhos fechados, porém, às vezes, quando mantenho os olhos abertos, me sinto mais presente. Experimente as duas maneiras para saber qual faz você se sentir melhor.

A respiração deve ser profunda, em um ritmo natural. Mantenha-se livre de qualquer pensamento. Se ele insistir, diga “Estou ocupada”, e esvazie a mente, concentre-se, tudo no seu tempo, no seu ritmo, um passo de cada vez.

Todos os dias eu aprendo um pouco mais sobre a meditação. Creio que chegará o momento em que a prática não será mais um ato de coragem e disciplina, ela será uma ação natural e necessária, uma espécie de alimento para a nossa essência divina, como o oxigênio, sem a qual não será possível sobreviver.

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Para ajudar a colocar em prática a sia leitura, segue uma dica de vídeo com músicas para meditar

 
Texto escrito por Camila Garcia

Jornalista, pós-graduada em Comunicação Integrada e Marketing e apaixonada pelo mundo das letras. É redatora web na Agência TUTU e já atuou como assessora de imprensa, repórter e produtora de TV. Nas horas vagas, gosta de caminhar ao ar livre, bater papo com a família e os amigos, brincar com sua cachorrinha e estar em contato com a natureza. Faz aulas de ioga e cursos de espiritualidade e autoconhecimento, temas que a encantam e se tornaram sua principal linha editorial.

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