TV Mundo Maior Por que os animais sofrem? - TV Mundo Maior

Editorial

Por que os animais sofrem?

Enviado em 13 de julho de 2015 | Publicado por TV Mundo Maior

Uma das primeiras perguntas que eu fiz quando me dispus a compreender a Doutrina Espírita e seu vasto campo evangélico sobre os animais foi: por que os animais sofrem?

Como estamos em um planeta de provas e expiações, sabemos que as provas são inerentes a todos os espíritos sejam eles humanos ou animais, portanto o que nós consideramos como “sofrimento” são mecanismos para nos impulsionar para o progresso e ao desenvolvimento da consciência. Diferente da expiação que serve de alinhamento às más escolhas feitas pelo livre arbítrio, de acordo com a Lei de Causa e Efeito. Logo, os animais não possuem o entendimento do bem e do mal e da responsabilidade de seus atos, mas nós sim, por isso apenas os seres humanos serão cobrados pelos infringimentos das leis divinas como bem cita a Joanna de Ângelis no livro Plenitude no Cap 5: “A vida cobra aos seus agressores o preço da interferência negativa na sua ordem e estrutura.”

O sofrimento imposto aos animais como vemos diariamente na mídia e nas ruas tais como os abandonos, negligência, maus tratos, exploração e principalmente a crueldade impiedosa do ser humano nas “indústrias da morte” como bem cita André Luiz no livro Missionários da Luz, para o consumo de carnes, ovos, leite e mel são débitos que a humanidade irá arcar pois fere diretamente as leis divinas. Na resposta da questão 729 do Livro dos Espíritos temos “(…) Toda destruição antecipada obsta ao desenvolvimento do princípio inteligente.” na 734 vemos “O abuso [dos animais] jamais constituiu direito.” Lembremos também do livro A Gênese, cap. VII, item 32 em que diz que “O orgulho levou o homem a dizer que todos os animais foram criados por sua causa e para satisfação de suas necessidades(…)”.

Ainda estamos longe de compreender os desígnios de Deus, mas a cada leitura que fazemos da literatura espírita concluímos que a alma de cada ser vivo encarnado aqui na Terra é amparada pela Espiritualidade Superior como parte da resposta nos esclarece na questão 607ª do Livro dos Espíritos: “(…) Acreditar que Deus haja feito, seja o que for, sem um fim, e criado seres inteligentes sem futuro, fora blasfemar da sua bondade, que se estende por sobre todas as suas criaturas.” Sejamos compassivos aos animais, essas crianças espirituais que Deus nos confiou para colaborar em sua evolução. Que assim seja!

 

Para complementar a sua leitura assista ao vídeo “Vegana – Inspiração”

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=eBRKb9qmLvo’]

 

Ana Paula TalaveraTexto escrito por Ana Talavera:

Publicitária, ativista e vegana, atua com projetos sociais nos Criativos do Bem. Trabalhou no Instituto Nina Rosa – projetos por amor à vida, organização sem fins lucrativos produzindo materiais educativos sobre defesa animal, educação humanitária e veganismo. É aluna do curso de Espiritualidade dos Animais na ASSEAMA (Associação Espírita Amigos dos Animais) e integrante da banda Sol de Outubro de São Paulo/SP.

Comments

comments

Deixe seu comentário:


Clique aqui