TV Mundo Maior A Páscoa de cada um - TV Mundo Maior

Editorial

A Páscoa de cada um

Enviado em 1 de abril de 2015 | Publicado por TV Mundo Maior

Páscoa, do hebraico “pessach”, tem um simbolismo bastante variado e está presente em muitas civilizações, povos e religiões, desde o Judaísmo e o paganismo.Para os judeus, marca o fim da escravidão, a passagem pelo Mar Vermelho, conduzidos por Moisés, após a saída do Egito. Para os cristãos, é a ressurreição do Cristo acontecida no dia da Páscoa judaica. Nos países do Hemisfério Norte é festejada a passagem do Inverno para a Primavera, o Equinócio da Primavera, com a celebração da deusa da Primavera, simbolizada por uma mulher que segura um ovo em sua mão e observa um coelho pulando alegremente ao redor de seus pés, representando a fertilidade, a renovação do espírito e da mente.

Judaísmo e Cristianismo comemoram a Páscoa em datas relacionadas à simbologia pagã, com pequenas diferenças. No nosso caso, usa-se um calendário móvel que tem como base o primeiro Domingo após a primeira Lua Cheia que ocorre após ou no equinócio da Primavera boreal, adotado como sendo 21 de março.

Qualquer que seja a interpretação ou a origem, a Páscoa está diretamente vinculada ao renascimento, à libertação, à vida, ao novo, à fertilidade, à vitória sobre a morte (ou sobre o fim), à luz, entre tantos outros significados. Comemorar a Páscoa é vencer as dificuldades e as próprias limitações, construindo um futuro diferente.

Esse é o convite!  Façamos a nossa Páscoa todos os dias!

 

Confira este lindo vídeo sobre determinação e força de vontade

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=yCuiAVcDFjo’]

 

Texto escrito por Katia Penteado

Kátia

Jornalista e empresária, trabalha na área de educação de casas espíritas, com adultos. Atua na SEETO, integrando tanto a equipe do Curso de Expositor quanto a de monitores da Escola de Doutrina Espírita. A ação se estende à União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – USE, onde, em âmbito estadual, está como secretária do Departamento do Estudo Sistematizado de Doutrina Espírita – ESDE e responsável pelo ESDE na região da Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Baixada Santista e Vale do Ribeira. Profere palestras em casas espíritas e tem artigos

 

 

 

Comments

comments

Deixe seu comentário:


Clique aqui