TV Mundo Maior Supérfluo ou necessário: montando o enxoval - TV Mundo Maior

Editorial

Supérfluo ou necessário: montando o enxoval

Enviado em 17 de novembro de 2015 | Publicado por TV Mundo Maior

Uma das coisas que as mães sentem mais prazer em fazer, principalmente no final da gravidez, é o enxoval do bebê! Acho que esse é o momento em que imaginamos como será o nosso dia a dia com o bebê.

É um momento tão gostoso, tão mágico…tão exagerado!!! Não sei o que acontece, acho que ficamos “possuídas” com o fantasma do consumismo e saímos gastando feito loucas!

Mas vamos parar para pensar: um bebê tão pequeno cresce MUITO rápido e não adianta gastar rios de dinheiro com roupa porque, além das coisas que compramos, eles ganham muita coisa. Infelizmente só fui aprender isso com o segundo filho, a Victória tinha tanta coisa que acabei dando roupas que ela nunca usou porque não deu tempo. Com o Matheo as coisas já foram bem mais realistas, mais coerentes e mais econômicas.

É importante lembrar que o bebê ganha muita coisa no chá de bebê e quando nasce, então, antes de comprar as coisas para fazer o enxoval faça primeiro o chá de bebê, no das crianças eu pedi um presentinho (em sua grande maioria kit higiene) e um pacote de fralda (a marca ficava a critério da convidada, então preparem-se para receber diversas marcas).

Os presentinhos devem ser mais baratinhos, como:

Álcool 70% , shampoo, sabonete neutro,cotonete,pano de boca, lenço umedecido,meia,babador,algodão,termômetro,tesourinha para cortar unha e fralda de pano.

E para as fraldas os tamanhos mais usados são M, G e GG. Penso que seja bacana pedir mais G e GG porque como no começo ganhamos muitas coisas os gastos acabam sendo menores.

Para o enxoval devemos comprar:

Móveis para o quarto (berço, colchão, guarda roupa e cômoda – PS: tem pessoas que preferem não comprar o guarda roupa),Body manga longa e manga curta RN e P,macacões longos RN e P com e sem pé, mijão (é aquela calça de tecido mais fininho) com e sem pé também,meia, pano de boca,cobertor, manta e lençol, travesseiro e fronha (tem travesseiros que são anti refluxo),toalha com e sem capuz (compre também toalha de fralda) e saída da maternidade.Lembro as mamães que não precisam exagerar.

Para lavar as coisas do bebê procure usar sabão próprio para bebês ou de coco.Vamos aproveitar para falar o que devemos levar para a maternidade ou casa de parto.

Para o bebê:

1 pacote de fralda RN,sabonete neutro,body manga longa e manga curta RN,mijão RN, macaões longos RN,meia, pano de boca,toalha de fralda,manta ou cobertor (depende da estação do ano que o bebê nascer),saída da maternidade,lembrancinhas,enfeite da porta

Para a mamãe:

Absorvente,camisolas ou pijamas confortáveis,chinelo (para o quarto e para o banho),calcinhas (maiores do que as que usava antes de engravidar),sutiãs para amamentação,protetor de seio,cinta pós parto,roupa para o dia da alta,produtos de higiene pessoal (escova e pasta de dentes, sabonete íntimo, sabonete, escova de cabelos, elásticos para cabelo, shampoo, condicionador e etc),todos os exames de pré-natal, documentos (RG/CPF), cartão da gestante e carteirinha do convênio

Para o papai:

Máquina fotográfica/câmera, bateria e carregador de celular, bebê conforto e máquina fotográfica e câmera.

Lembrando que essas listas são do mínimo necessário para a chegada do bebê.

Em O Livro dos Espíritos, na questão 715 Kardec pergunta: Como o homem pode conhecer o limite do necessário?E os espíritos respondem: O homem de bom senso o conhece por intuição; muitos o conhecem à custa de suas próprias experiências.

E na questão 716 é perguntado aos espíritos: O limite do necessário não foi traçado pela Natureza em nossa própria organização?E eles responderam: Sim, mas o homem é insaciável. A Natureza traçou o limite de suas necessidades no seu próprio organismo, mas os vícios modificaram a sua constituição e criaram para ele necessidades fictícias.

E você, o que acha do consumismo das mães? As crianças precisam do exagero que muitas vezes transmitimos pra elas? Crescem consumistas por que os pais dão tudo o que elas pedem?

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Assista agora ao vídeo “Oração da Criança”

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=x6T38yvhFHM’]

polly-1Texto escrito por Pollyana Pinheiro

Mãe da Victória e do Matheo trabalha na TV Mundo Maior desde 2006. Coordenadora de Produção, é formada em Rádio e TV pela Universidade São Judas Tadeu e Produção Executiva pela Academia Internacional de Cinema.A maternidade mudou a sua vida e sua maneira de pensar. Adepta a humanização do parto, adora discussões sobre gestação, parto e cuidar de seus filhos.

Comments

comments

Deixe seu comentário:


Clique aqui