TV Mundo Maior Estudo do Livro dos Espíritos: A Alma - TV Mundo Maior

Editorial

Estudo do Livro dos Espíritos: A Alma

Enviado em 9 de janeiro de 2018 | Publicado por TV Mundo Maior

A Alma é para muitos o interior mais profundo e sentimental; a verdadeira expressão do amor. Também é, sem dúvidas, inspiração aos românticos, filósofos, músicos e escritores. A Alma humana é muitas vezes desumanizada; vira natureza, sentimentos, sensações e expressões de algo além.  

Não materializar a Alma está correto, pois ela é o próprio Espírito encarnado unido à um corpo material. Na obra, O Livro dos Espíritos, codificada por Allan Kardec, encontramos perguntas sobre a Alma e explicações do termo usado com interpretações mais amplas.

Conhecido como perispírito, este corpo semimaterial  une a Alma ou Espírito, com o corpo através desse laço intermediário entre o espírito e o corpo.

A Alma não tem condições de habitar um corpo material quando a vida nele cessar.

Durante a formação, nascimento e desenvolvimento inicial do corpo o processo de união vai se consolidado até formar uma ligação completa.

Quando este corpo morre o laço que unia com a alma se rompe. O Espírito Imortal, portanto, encontra-se no plano espiritual, a partir desse fenômeno.

A interpretação da palavra Alma, por antigos pensadores, pode ser confundida com o significado de princípio da vida, isso por sua constituição. Nessa interpretação coloca-se a possibilidade de divisão da Alma, porém, ela como Espírito não pode ser dividida nem animar dois corpos diferentes ao mesmo tempo.  

Os vários escritos, em estudo ou arte, sobre a Alma foram preparações ao Espiritismo. Os erros ou má interpretações ocorrem por falta de conhecimentos ou vocabulários adequados para sua definição nas épocas em questão. As obras da codificação trazem explicações sobre a Alma e outras questões antes pensadas e são fundamentais para o estudo da doutrina espírita. 

Confira as obras no site da Editora Mundo Maior.

 

Para estudar O Livro dos Espíritos, assista:

Espiritismo sem Mistério

Fontes: O Livro dos Espíritos, perguntas 134 à 146. Imagem ilustrativa retirada de tonocosmos.

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

Comments

comments

Deixe seu comentário:


Clique aqui