TV Mundo Maior Dia do trabalho ou dia do descanso? - TV Mundo Maior

Editorial

Dia do trabalho ou dia do descanso?

Enviado em 29 de abril de 2016 | Publicado por TV Mundo Maior

O trabalho é lei divina. Jesus disse: meu pai trabalha e eu também. No entanto, em nosso dia a dia, o trabalho é motivo de muitas reclamações e problemas. Há pessoas que adoecem em função do trabalho – física, emocional e espiritualmente – e que têm grande dificuldade em se relacionar com seus colegas no ambiente de trabalho.

Por outro lado, muitos veem o trabalho como meio para conseguir coisas que lhe agradam (posses materiais) e proporcionar descanso, férias, passeios, lazer…

Como Jesus é nosso modelo, será que para ele o trabalho também foi meio? Se era meio, porque ele curaria nos sábados, por exemplo, dia da semana tido para os judeus como sagrado? Será que se nossos espíritos protetores virem o trabalho como meio de descanso, nós teremos o amparo que tanto pedimos? Afinal, nesse contexto, eles também têm direito a férias… ou não?

Que tal pensarmos o que seria de nós se eles resolvessem nos dizer: “lamento, não vou fazer o que você me pede porque o horário do meu expediente já terminou”! E se eles resolverem cobrar horas-extras, 13º salário, pedir bonificação?

Esta é apenas uma provação, para pensarmos se de fato aceitamos o trabalho como Lei Divina. 1º de maio é o dia do Trabalho, mas o motivo que levou à criação da data é pouco lembrado e para quase todos é mais um feriado a ser aproveitado – para descansar, é claro…

A forma como nos relacionamos com nosso trabalho em qualquer cenário – profissional, doméstico e dentro do movimento espírita, por exemplo – mostra exatamente em que patamar nos colocamos em termos de evolução, de consciência e de entendimento das leis morais.

Trabalho pode ser fonte de alegria pelo próprio trabalho, como finalidade. Que tal começarmos a investir nessa possibilidade de forma efetiva, repensando nossa relação com o trabalho e por conseguinte com as pessoas com quem convivemos a maior parte do nosso dia? Afinal, o trabalho de cada um de nós – independentemente de qual seja – é muito melhor e mais tranquilo do que o da cegonha do vídeo…

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Assista este lindo vídeo para complementar a sua leitura

Texto escrito por Katia Penteado

Kátia

Jornalista e empresária, trabalha na área de educação de casas espíritas, com adultos. Atua na SEETO, integrando tanto a equipe do Curso de Expositor quanto a de monitores da Escola de Doutrina Espírita. A ação se estende à União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – USE, onde, em âmbito estadual, está como secretária do Departamento do Estudo Sistematizado de Doutrina Espírita – ESDE e responsável pelo ESDE na região da Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Baixada Santista e Vale do Ribeira. Profere palestras em casas espíritas e tem artigos

 

Comments

comments

Deixe seu comentário:


Clique aqui