TV Mundo Maior A arte no combate a depressão - TV Mundo Maior

Editorial

A arte no combate a depressão

Enviado em 18 de novembro de 2016 | Publicado por TV Mundo Maior

Olá queridos leitores. Hoje vamos falar de Arte no combate a Depressão.

imagem-lyse-marionArteterapia.

Sabemos que a depressão é uma doença, embora  muitas pessoas não aceitem isso como uma verdade. E também pode afetar a qualquer um. Sabemos que tem várias causas e que normalmente o indivíduo se fecha em seu mundo, por não ter vontade, por se sentir abandonado, excluído, por baixa autoestima, pensamentos de morte, triste e muitas vezes  não tendo forças para sair dessa bolha.

Pois aqui está uma dica que pode muito bem ajudar uma pessoa em um estado de depressão, até em estágios mais graves. Temos a Arte e  podemos usar como terapia em prol de uma vida melhor, com ajuda de profissionais que com certeza vão orientá-los e mostrar um caminho onde tudo é possível, até mesmo uma vida melhor, com mais alegria, mais entusiasmo e mostrar uma nova visão de vida.

Por exemplo: quando uma pessoa que tem depressão pinta um quadro, ela expressa todo seu sentimento na tela, no desenho, na pintura. É uma das formas mais expressivas  onde não há barreiras, um momento de estar em contato consigo mesmo. Suas dúvidas, suas angústias e mesmo com aquilo que não consegue expor para o outro de uma forma verbal. A pessoa passa a se conhecer através de uma pintura ou de qualquer arte .

A Arteterapia é um tipo de psicoterapia que utiliza a expressão artística  como instrumento terapêutico: cantar, dançar, esculpir, desenhar, escrever, representar e recitar, são formas de expressões humanas primordiais e todos nós somos capazes de realizá-las.

Recorrer à Arte possibilita  e permite a uma pessoa que tem dificuldades de se expressar verbalmente,  a mostrar seus sentimentos de uma maneira alternativa e de certa forma divertida, leve, desprovido de ideias pré-concebidas, proporcionando que a pessoa se sinta livre. Por essa razão a Arteterapia também é usada como forma de distração, uma ferramenta que pode ser usada individualmente ou em grupo. Ela faz com que a pessoa depressiva esqueça por um tempo os seus problemas, se conectando com uma energia maior e com a espiritualidade.

E  também devemos lembrar que a Arte nos liga à espiritualidade, facilitando a conexão com os espíritos desencarnados, que sempre nos auxilia nesses momentos tão difíceis de depressão. Eles sempre encontram uma maneira de nos motivar a sair do estado depressivo, na forma de uma intuição ou mesmo por uma inspiração artística seja ela qual for.

E desta forma nos mostra o sentido da vida e mais um caminho para a felicidade.

“A porta da vida eterna está bem aberta a todos; “quem quer que queira entrar, pode vir”; não há restrições ou qualificações, a não ser a fé daquele que vem.” (O Livro de Urântia).

Confira aqui um vídeo de pessoas contando seus relatos sobre a Arte terapia:

 

Arte no combate a depressão

 

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

 

Ana Diniz

Ana Diniz

Formada em Artes Visuais pela UNIFIG – Guarulhos/ SP, e em Direção de Artes pela AIC- Academia Internacional de Cinema. Atuou como Diretora de Arte do Filme Nos Passos do Mestre ,como assistente de figurino no Longa Causa e Efeito e a três anos é cenógrafa na TV Mundo maior.Nas horas vagas gosta de ler, dar aula de dança cigana uma forma de se conectar com a espiritualidade e de transmitir o bem estar para as mulheres, faz dança havaiana e pinturas em telas onde sente que a Arte e espiritualidade estão ligadas de vídeo.

 

 

Comments

comments

Deixe seu comentário:


Clique aqui