TV Mundo Maior Carnaval é festa para espírita? - TV Mundo Maior

Editorial

Carnaval é festa para espírita?

Enviado em 13 de fevereiro de 2015 | Publicado por TV Mundo Maior

Nessa época, é usual sermos indagados sobre se o Espiritismo é contrário ao Carnaval. Pesquisando na Codificação, não encontramos nada específico sobre o tema, mas a Doutrina nos fala sobre a necessidade de evolução, e evoluir é buscar cada vez mais os bens espirituais.Paulo de Tarso, na primeira epístola aos Coríntios, escreve: “Tudo me é permitido,mas nem tudo me convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine!”.Somos livres para dirigir nossas vidas, mas não podemos esquecer que somos responsáveis quando infringirmos a Lei Divina.

Devemos procurar o autodomínio e a expansão do sentimento de amor sublimado, fraternal, espiritual – ou qualquer outro adjetivo que queiramos usar para qualificar o sentimento -, descartando os objetivos ilusórios que prejudicam nossa evolução.Nada nos é proibido. O erro só existe quando há o descumprimento da lei divina e,como disse Paulo de Tarso, tudo nos é permitido, mas nem tudo nos convém. E cá entre nós, para sermos evoluídos temos de evoluir, é óbvio, e para isso precisamos domar nossas paixões, transformando-as de um cavalo bravo num cavalo dócil,domado, dedicado ao trabalho e disciplinado.

Leituras sugeridas:

– “Primeira Epístola aos Coríntios” – cap, VI,12

– Allan Kardec – “O Livro dos Espíritos”, questões 459 a 472; 833 a 872; 907 a 912

– Allan Kardec – “O Evangelho Segundo o Espiritismo” – capítulo II, item 5

– “Em torno do mestre”, de Vinícius, artigo intitulado “Tentação”

 

O vídeo mostra a história do Carnaval, desde seu início como festa pagã até os dias atuais, sua chegada no Brasil e sua implantação no calendário brasileiro.

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=-vynsg3juXM&feature=youtu.be’]

 

Texto escrito por Katia Penteado

Kátia

Jornalista e empresária, trabalha na área de educação de casas espíritas, com adultos. Atua na SEETO, integrando tanto a equipe do Curso de Expositor quanto a de monitores da Escola de Doutrina Espírita. A ação se estende à União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – USE, onde, em âmbito estadual, está como secretária do Departamento do Estudo Sistematizado de Doutrina Espírita – ESDE e responsável pelo ESDE na região da Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Baixada Santista e Vale do Ribeira. Profere palestras em casas espíritas e tem artigos

Comments

comments

Deixe seu comentário:


Clique aqui